quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Orientação sobre Audição para Professores

Como Ouvimos?

O som entra no conduto auditivo da orelha externa e incide sobre esse conduto até a membrana timpânica. Essa membrana vibra, para frente e para trás, como se fosse a pele de um tambor. Essa vibração passa pelos três ossículos, que são uma espécie de “ponte” e ajudam o som a chegar até a cóclea.  Então os cílios da cóclea vibram, ao serem tocados pela onda sonora, e transformam essa onda em impulsos elétricos, que são enviados para o nervo auditivo e caminham até os centros auditivos do cérebro. E o cérebro diz o que a pessoa ouviu.  

A Importância da Audição:

A audição é um sentido de alerta que nos auxilia em nossa própria defesa. Por meio dela podemos ouvir a buzina de um automóvel ou um alarme de incêndio.  Além disso, a audição é o principal canal pelo qual a linguagem e a fala são desenvolvidas.
O conceito de “linguagem” é muito amplo, mas de maneira bastante simples podemos entender a linguagem como sendo a expressão do nosso pensamento. Ela é primordial para o relacionamento humano, podendo ocorrer de várias formas: pela escrita, por gestos e até pelas expressões faciais, mas, sem dúvida, a mais importante de todas é pela fala.
Um bebê ouvinte, quando está no útero materno, já consegue ouvir determinados sons, especialmente os batimentos cardíacos da mãe!! Quando o bebê nasce, ele continua a receber informações auditivas através da interação com o ambiente em que vive. Assim, vão sendo adquiridos conceitos e estabelecidas algumas relações, pois no processo de desenvolvimento, a criança precisa primeiro ouvir e entender aquilo que lhe é falado, para depois começar a falar.

Higiene da Orelha

O cerume (cera) não é “sujeira”. A ideia de que precisa ser tirado o cerume da orelha deu origem ao hábito de se limpar a orelha. Este hábito prejudicial tira a camada protetora da orelha e facilita a formação de “rolhas de cera”.
O objeto usado de modo errado na limpeza pode empurrar a cera para a membrana timpânica, causando um trauma no conduto auditivo e na membrana timpânica, ocasionando dores, sangramento e ainda a possibilidade de infecção e perfuração. A melhor maneira para fazer a higienização da orelha é utilizar a pontinha de uma toalha após o banho, pois isso já é o suficiente para uma boa limpeza.

Cuidados com a Orelha e a Audição

Nunca deixe a criança limpar ou coçar a orelha com a unha ou qualquer objeto. Para enxugar a orelha da criança da criança utilize a ponta do dedo envolvido em uma toalha;
Trate corretamente, com orientação médica, as gripes e outras infecções, como também as dores e purgações na orelha;
Não pingue qualquer remédio na orelha da criança, principalmente os remédios caseiros;
Os antibióticos só devem ser usados sob receita médica;
Fique atento e não deixe que a criança coloque objetos estranhos na orelha, como feijão ou milho, por exemplo;
Evite amamentar a criança em posição horizontal, deitada. Procure sempre manter sua cabeça um pouco mais alta.

Desenvolvimento Normal da Audição




A audição normal é necessária para que uma criança aprenda a falar. O recém-nascido durante os primeiros meses de vida começa a produzir sons (balbucio) e com o desenvolvimento passa a emitir palavras e frases, pois são capazes de ouvir seus familiares e imitá-los.






O processo normal do desenvolvimento da audição ocorre da seguinte forma:
Recém-nascido: Acorda e se assusta ao ouvir um som. 
0 a 3 meses: Presta atenção nos sons, procura com os olhos. 
3 a 4 meses: Começa a virar a cabeça em direção ao som. 
4 a 7 meses: Localiza o som virando a cabeça para os lados. 
7 a 9 meses: Localiza o som indiretamente abaixo, ou seja primeiro vira a cabeça para o lado para depois abaixar a cabeça em direção ao som. 
9 a 13 meses: Localiza o som para o lado e abaixo, e indiretamente acima, ou seja, primeiro vira a cabeça para o lado para depois levantar a cabeça para cima em direção ao som. 
Até 18 meses: Localiza o som para os lados, abaixo e acima. 
Até 24 meses: Localiza o som em qualquer direção.  

O que é Deficiência Auditiva?


Qualquer distúrbio no processo de audição normal seja qual for sua causa, tipo ou severidade, constitui uma alteração auditiva. A deficiência ou perda auditiva ocorre quando existe um problema em uma ou mais partes do ouvido.








Nenhum comentário:

Postar um comentário