terça-feira, 20 de agosto de 2013

Saiba como ajudar seu filho a procurar a informação certa para atender ao trabalho escolar!


Uma visita à biblioteca pode enriquecer o trabalho escolar e ensinar como pesquisar


Vamos imaginar a situação trivial: seu filho voltou da escola com uma longa pesquisa para fazer e um prazo relativamente curto para cumprir - será preciso ir a uma biblioteca mais bem equipada (a da escola tem acervo "miudinho"...) atrás de informação. Você quer ajudar seu filho a tirar boa nota, mas tem pouca experiência em lidar com livros, aliás, nem sabe por onde começar dentro de uma biblioteca... E seu filho, será que já consegue encaminhar a pesquisa com eficiência? 

Imagem retirada de "Educar para Crescer".

O mundo de informação contido em uma biblioteca é enorme - e exatamente por isso, instigante. Ideal seria ter tempo (e curiosidade) para "perder-se" nesse templo de conhecimento, mas não é este o caso. Para quem deseja logo chegar ao livro adequado - ou mais de um - de uma pesquisa, há dicas de comportamento que auxiliam o pesquisador, seja ele quem for, a se "movimentar" dentro de uma biblioteca. Todas elas sugeridas por quem profissionais de larga experiência na atividade, caso de Fernanda de Lima Passamai Perez, da biblioteca da Escola da Vila, unidade Butantã, e de Sueli Nemen Rocha, da Biblioteca Monteiro Lobato, ambas em São Paulo.

Ajude seu filho a definir o tema da pesquisa:

O enunciado da professora deve apontar exatamente o assunto a ser pesquisado - e as questões que precisam de resposta. Se tiver dificuldade em chegar a essa síntese, peça auxílio a quem trabalha na biblioteca, que está ali exatamente com essa função.

Vamos supor que a pesquisa encomendada pela escola aborde os animais, mais precisamente os mamíferos - são questões de cunho científico ou ecológico? Exemplo: o que se deseja saber diz respeito ao metabolismo ou ao habitat de um mamífero ou tudo isso? Para encontrar as respostas, inúmeras obras deverão ser consultadas - e podem estar espalhadas em várias prateleiras da biblioteca, ou seja, em vários conjuntos de assunto. Mais uma razão para pedir ajuda, sem o menor constrangimento, a quem conhece a organização dos livros com a palma da mão - o bibliotecário. Você e seu filho ganham tempo precioso, descobrindo onde estão acomodados os livros de interesse para a pesquisa em questão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário