Artigo de FLAUZINO, RODRIGUES e ZENHA, intitulado "Atendimento Educacional Especializado: Intervenção pedagógica com uso de tecnologias".
No resumo do artigo, encontramos o seguinte:
"Este artigo propõe discutir a importância do Atendimento Educacional Especializado como apoio a inclusão escolar de alunos com deficiência e como forma de assegurar direitos. [...] O que defendemos é a existência do atendimento, pois a inclusão não acontece simplesmente pela presença física do aluno com deficiência nas classes comuns, mas pela interação e aprendizado que eleva os conhecimentos dos alunos. Na inclusão escolar não basta socializar é importante a implementação de ações efetivas que visem à superação das dificuldades e ampliação do saber. Neste trabalho relataremos alguns atendimentos realizados pelo grupo e apresentaremos tecnologias de apoio."
Destacamos:
"Neste artigo buscamos exemplificar inúmeras atuações que contribuíram na inclusão ou em uma melhor vivência. Acreditamos que essas intervenções são fundamentais, necessárias e devem ser realizadas prioritariamente nas classes comuns em horários diferenciados para que os alunos não fiquem isolados e sintam-se excluídos. Contudo não consideramos correto dizer que o aluno está incluído se o mesmo não acompanha as atividades da turma e realiza sempre outras atividades não adequadas a sua idade e série. Nos atendimentos percebemos que simples ações fazem toda a diferença. Alguns educadores, por falta de formação, não realizam o atendimento que os alunos necessitam e os designam a realizar atividades monótonas e enfadonhas. A sociedade urge por políticas públicas e ações que promovam mudanças. Incluir é possível.
É importante lembrar que a deficiência não deve ser encarada com manifestação de pena ou considerá-la como incapaz deixando-a estagnada a realizar outra atividade diversa das desenvolvidas pelos outros alunos.Percebe-se que as crianças de um modo geral necessitam de uma atenção especial, cada qual apresentando suas qualidades e dificuldades específicas. Entretanto, os alunos com necessidades especiais, seja motora, auditiva, visual ou cerebral, necessitam de uma atenção maior por possuírem uma determinada limitação física ou neurológica que os impossibilitam de se movimentar, comunicar, se expressar e/ou interagir de forma efetiva com o mundo.
Cada aluno constitui um indivíduo único e seu processo de aprendizagem deve ser condizente com esse pensamento, nesse sentido as limitações ocasionadas pela deficiência não devem ser vistas como barreiras, mas como novas possibilidades de construção do saber.O ensino de pessoas com necessidades educacionais especiais exige dos educadores uma postura investigativa e criativa para que seja feita a adequação de novas práticas pedagógicas na intenção de descobrir como esses alunos aprendem e ajudá-los a atingir possíveis conquistas.
A construção de práticas pedagógicas eficazes na educação especial está diretamente ligada às novas vivências e experiências que ocorrem entre educadores e educandos. Os limites do aluno representam um desafio tanto para o professor como para ele mesmo, sendo de grande importância a observação de questões apresentadas na prática dentro e fora do ambiente escolar."
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