quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Conselho Federal de Fonoaudiologia traça perfil do Fonoaudiólogo Educacional.


Pesquisa objetiva mapear o perfil do profissional para debate em mesa do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia 2013

A iniciativa é da Comissão de Educação do Conselho Federal de Fonoaudiologia, com o apoio dos Conselhos Regionais, que por meio de um questionário online vai traçar um panorama do Fonoaudiólogo Educacional. Os resultados dessa pesquisa serão divulgados e discutidos durante uma mesa de debates no 21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, que acontece de 22 a 25 de setembro em Porto de Galinhas - PE. Esse resultado vai complementar as informações obtidas nas Oficinas de Sensibilização em Fonoaudiologia Educacional.
 
Se você trabalha com Fonoaudiologia Educacional, ou conhece alguém que atue na área, responda e divulgue a pesquisa que pode ser acessada no link:

Sua participação é voluntária e não remunerada. Ao preencher o questionário você está automaticamente autorizando sua participação.
 
A presidente da Comissão de Educação do CFFa, Graziela Zanoni, explica que a participação é anônima. "Os participantes não são identificados, e os resultados serão divulgados no site do CFFa e também durante a mesa de debates do Congresso", revela. A mesa de debates citada pela conselheira acontece na segunda-feira (23), às 17h30, e terá como mediador o fonoaudiólogo e conselheiro do CFFa, Jaime Zorzi.
Regulamentada pela Lei 6965/81, a atuação do fonoaudiólogo nas escolas é bastante abrangente. A presidente da Comissão de Educação do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Graziela Zanoni, explica que muitas vezes o fonoaudiólogo é procurado apenas quando algum problema de aprendizagem é identificado, mas a atuação do profissional vai muito além desse tipo de tratamento.
 

"Além de colaborar na orientação e no planejamento escolar, o fonoaudiólogo desenvolve um trabalho de pontencialização da aprendizagem ao participar das discussões das estratégias de ensino de acordo com a turma, o professor e a metodologia da escola, podendo inclusive prevenir possíveis problemas de aprendizagem", informa Zanoni, que lamenta o fato de que muitas escolas ainda não possuem um fonoaudiólogo em seu corpo de funcionários. "É preciso que os gestores públicos, corpo docente, diretores e sociedade em geral saibam da importância dessa parceria da Fonoaudiologia com a Educação", finaliza.
 

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