Pesquisa objetiva mapear o perfil do profissional para debate em mesa do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia 2013
A
iniciativa é da Comissão de Educação do Conselho Federal de
Fonoaudiologia, com o apoio dos Conselhos Regionais, que por meio de um
questionário online vai traçar um panorama do Fonoaudiólogo Educacional.
Os resultados dessa pesquisa serão divulgados e discutidos durante uma
mesa de debates no 21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, que
acontece de 22 a 25 de setembro em Porto de Galinhas - PE. Esse
resultado vai complementar as informações obtidas nas Oficinas de
Sensibilização em Fonoaudiologia Educacional.
Se
você trabalha com Fonoaudiologia Educacional, ou conhece alguém que
atue na área, responda e divulgue a pesquisa que pode ser acessada no
link:
Sua participação é voluntária e não remunerada. Ao preencher o questionário você está automaticamente autorizando sua participação.
A
presidente da Comissão de Educação do CFFa, Graziela Zanoni, explica
que a participação é anônima. "Os participantes não são identificados, e
os resultados serão divulgados no site do CFFa e também durante a mesa
de debates do Congresso", revela. A mesa de debates citada pela
conselheira acontece na segunda-feira (23), às 17h30, e terá como
mediador o fonoaudiólogo e conselheiro do CFFa, Jaime Zorzi.
Regulamentada
pela Lei 6965/81, a atuação do fonoaudiólogo nas escolas é bastante
abrangente. A presidente da Comissão de Educação do Conselho Federal de
Fonoaudiologia, Graziela Zanoni, explica que muitas vezes o
fonoaudiólogo é procurado apenas quando algum problema de aprendizagem é
identificado, mas a atuação do profissional vai muito além desse tipo
de tratamento.
"Além
de colaborar na orientação e no planejamento escolar, o fonoaudiólogo
desenvolve um trabalho de pontencialização da aprendizagem ao participar
das discussões das estratégias de ensino de acordo com a turma, o
professor e a metodologia da escola, podendo inclusive prevenir
possíveis problemas de aprendizagem", informa Zanoni, que lamenta o fato
de que muitas escolas ainda não possuem um fonoaudiólogo em seu corpo
de funcionários. "É preciso que os gestores públicos, corpo docente,
diretores e sociedade em geral saibam da importância dessa parceria da
Fonoaudiologia com a Educação", finaliza.
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