Estudo do Artigo "Neurofisiologia da Aprendizagem".
Autoria de Aron J. Diament, aceito para publicação em 04 de agosto de 1982 na Revista de Pediatria.
Quando se fala em aprendizagem está implícito, portanto, uma relação integrada entre o indivíduo e seu meio ambiente, da qual resulta uma plasticidade adaptativa de comportamentos ou condutas. Portanto, comportamento, aprendizagem e também linguagem são fenômenos biológicos, resultantes de processos anatômicos, fisiológicos e bioquímicos que ocorrem no Sistema Nervoso (SN) humano.
Parece não haver uma região específica do cérebro que seja responsável exclusiva pela aprendizagem. Esta, parece ser a resultante de complexas operações neurofisiológicas e neuropsicológicas e os mecanismos envolvidos, embora não totalmente conhecidos, compreendem uma série de fatores: a importância dos processos neurológicos; o papel da atividade bioelétrica; a dependência de reações bioquímicas; os arranjos moleculares nas células nervosas e gliais; a eficiência sináptica; a memória e seus traços; o metabolismo proteico e assim por diante.
Vemos, portanto, que para entendermos como se processa a aprendizagem, necessitamos entender não somente toda a organização do SN e sua Neurofisiologia, como também mecanismos neuroquímicos, os processos de memória, além de termos que compreender os processos epistemológicos no homem, isto é, abordar a teoria ou as teorias de conhecimento humano, para podermos entender a aprendizagem no seu
mais alto grau de evolução: a atividade nervosa superior humana.
Podemos, didaticamente, dizer que o SN pode ser funcional e anatomicamente dividido nos sistemas de estimulação, integração e resposta. Esses três sistemas do SN são inter-relacionados e interdependentes.
1- O sistema de estimulação coleta e transmite informações ambientais (externas e internas) para o sistema de integração; dos cinco sentidos que recebem informações ambientais, três são da máxima importância na aprendizagem: visão, audição e somatestesia (sensações cutâneas e proprioceptivas)
2- O sistema integrativo é o mais complexo e existe em todos os níveis do Sistema Nervoso Central (SNC), incluindo a medula, o tronco cerebral e hemisférios cerebrais. O córtex cerebral é o nível mais complexo do sistema integrativo e o local de funções corticais superiores, tais como, processos de raciocínio. O sistema integrativo relaciona-se com a identificação, seleção, integração, armazenamento e uso de informações; é responsável pela percepção, cognição, memória, intelecto, formulação de atividades motoras e consciência.
3- O sistema de resposta é responsável pelo comportamento observável, isto é, movimento muscular, e o funcionamento do sistema nervoso autônomo. Com exceção dos processos não observáveis de pensar e sentir, a única forma pela qual se pode responder ao ambiente é através do movimento muscular, como na gesticulação, fala ou escrita. Mesmo os efeitos autônomos, como transpiração ou palidez, e alterações no tamanho de pupila, são o resultado de movimentos musculares.
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