quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Nutrição antes do nascimento pode influir no desempenho mental da criança

Um novo estudo do projeto Nutrimenthe indica que a alimentação antes do nascimento e na infância pode contribuir para o desenvolvimento do cérebro e do desempenho mental.


Acompanhando centenas de famílias europeias durante cinco anos, os pesquisadores analisaram os efeitos da vitamina B, ácido fólico e leite materno em oposição ao leite de fórmula, ferro, iodo e ômega-3, no desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais das crianças desde o nascimento até os nove anos de idade. 
A pesquisa descobriu que o ácido fólico, que é recomendado para mulheres durante os três primeiros meses de gravidez em alguns países da Europa, pode reduzir a probabilidade de problemas de comportamento durante a infância. 

Comer óleo de peixe também auxilia no desenvolvimento das crianças, não só por causa dos ácidos graxos ômega-3 — que funcionam como blocos de construção para as células do cérebro — mas também devido ao teor de iodo, que tem um efeito positivo sobre a capacidade de leitura em crianças de nove anos de idade.

Segundo a professora Cristina Campoy, líder do projeto, foi necessário um extenso estudo, já que, se feito à curto prazo, seria incapaz de detectar a real influência da nutrição no início da vida. O Nutrimenthe foi projetado para ser de longo prazo, já que o cérebro leva um tempo para amadurecer. As primeiras deficiências, por exemplo, podem demorar a aparecer. Por isso, a nutrição precoce é tão importante — explica.

Muitos outros fatores podem afetar a performance mental na infância, incluindo a educação e idade dos pais, o nível socioeconômico e a genética da mãe. Isso tudo pode influir, por exemplo, como certos nutrientes são processados e transferidos durante a gravidez e a amamentação, afetando o desempenho mental da criança.


Os pais devem tentar ter uma nutrição adequada durante a gravidez e nos primeiros anos da criança, incluindo durante a amamentação.


Os resultados da pesquisa serão apresentados e discutidos na Nutrimenthe International Conference, que ocorre no Centro de Conferências e Exibições de Granada, entre 13 e 14 de setembro.

Fonte: Clique Aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário