segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Inclusão: Autismo - Breves Considerações.

De forma bastante simplificada, segue breve orientação:

 

1. Sobre o Autismo

Segundo a psicopedagoga Bianca Acampora, o autismo é considerado um transtorno global do desenvolvimento, marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade de domínio de linguagem para se comunicar e lidar com jogos simbólicos; padrão de comportamento restritivo e repetitivo. No autismo, o grau de comprometimento varia de intensidade: há quadros leves, como a síndrome de Asperger, na qual não há comprometimento da fala e da inteligência, e outros mais graves, em que o paciente é incapaz de manter contatos interpessoais e demonstra comportamento agressivo.

A criança com autismo se desenvolve de maneira mais lenta se comparada com as que apresentam desenvolvimento típico. "Ela é capaz de interagir e participar, mas da forma dela, talvez não como a escola ou a família espera", explica a psicopedagoga Bianca Acampora, completando: "Os autistas têm dificuldade de lidar com mudanças, por menores que sejam, por isso é importante manter o seu mundo organizado e dentro da rotina".

O autismo é um grave transtorno do desenvolvimento, descrito pela primeira vez em 1943, pelo psiquiatra austríaco Leo Kanner, e pressupõe alterações nas seguintes áreas:
  1. Interação Social
  2. Comunicação
  3. Interesses e atividade
Embora não se conheça ao certo as origens e, menos ainda, a cura, sabe-se que o autismo é congênito, determinado em grande parte pela genética, mais possivelmente por dezenas de genes.
Estima-se que em cada 1.000 pessoas, 6,7 tenham autismo.

2. Inclusão e Autismo

A chave da inclusão do autista está na comunicação, como indica a psicopedagoga Bianca Acampora: "É fundamental descobrir um meio ou uma técnica, não importam quais, que possibilitem estabelecer algum tipo de comunicação com a criança. Além disso, a presença de um cuidador ou acompanhante na sala de aula pode ser muito importante". A partir daí, deve-se adotar uma metodologia de ensino adequada para o aluno. 

"No caso do autismo, já existem provas do que funciona e do que não funciona na escola", aponta Carmen Lydia da Silva T. de Marco, diretora do Colégio Pauliceia, de São Paulo, e especialista em psicologia sistêmica e educacional. Ela recomenda a atualização dos profissionais e adaptações no currículo para que a inclusão ocorra da melhor maneira possível.

As atividades são selecionadas e planejadas para a diferença, pois, atualmente, as escolas diversificam o programa. Mas esperam, no fim das contas, que todos tenham os mesmos resultados", critica a psicopedagoga Bianca Acampora.


"Uma escola inclusiva deve ter um bom projeto pedagógico, que começa pela reflexão. Diferentemente do que possam pensar, a inclusão vai muito além de ter rampas e banheiros adaptados", observa a psicopedagoga e arteterapeuta Bianca Acampora, especialista em desordens de aprendizagem e autora do livro Psicopedagogia Clínica - O Despertar das Potencialidades (Wak Editora).

Entre diagnósticos relativamente comuns, estão o autismo, a esquizofrenia e diferentes tipos de psicose. Todas essas condições pedem tratamentos específicos, realizados por equipes multidisciplinares. A boa notícia é que, uma vez tratada e acompanhada, não há motivo para que a criança não seja incluída e desenvolva bem o seu aprendizado. O papel da escola é, sobretudo, pensar em soluções pedagógicas para ela.  

A metodologia é a chave da questão: para de fato incluir os alunos com deficiência ou doença mental na escola, é preciso que esta esteja preparada. O que isso significa? Conhecer cada caso, envolver-se com a questão (mantendo, inclusive, contato com os pais e com outros profissionais que atendam a criança) e adotar um sistema de aprendizado que funcione. 

Já existem diversas pesquisas, publicadas em livros e revistas científicas, que relacionam pedagogia e deficiências e doenças mentais. "As práticas pedagógicas precisam ser revistas. As atividades são selecionadas e planejadas para a diferença, pois, atualmente, as escolas diversificam o programa. Mas esperam, no fim das contas, que todos tenham os mesmos resultados", critica a psicopedagoga Bianca Acampora. "Os alunos precisam de liberdade para aprender a seu modo, de acordo com as suas condições. E isso vale para estudantes com deficiência ou não", complementa. 

O aprendizado é individual, e não ocorre da mesma maneira em duas crianças, tenham elas deficiências ou não. A escola deve estar atenta a esse fato e evitar o autoritarismo; não deve jamais esperar resultados idênticos de indivíduos diferentes.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário