quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Comemoração: Dia Mundial da Alfabetização em Anhumas



08/ 09 - Dia Mundial da Alfabetização



O dia mundial da alfabetização é comemorado em oito de setembro. A alfabetização é o processo que desenvolve as habilidades de leitura e de escrita de um sujeito, tornando-o capaz de identificar e decifrar os códigos escritos.

A UNESCO se comprometeu a diminuir os índices de analfabetismo no mundo, pois nos países subdesenvolvidos cerca de 25% de adultos e crianças não sabem ler e escrever, chegando a um total de novecentos milhões de pessoas.

O índice de cidadãos alfabetizados de um país indica o nível de desenvolvimento do mesmo. Quanto mais pessoas analfabetas, menos desenvolvimento. Isso faz com que governantes procurem favorecer suas estatísticas, criando projetos que melhorem essas taxas, mas não garantem o aprendizado, como a educação por ciclos, onde os alunos não podem repetir o ano, sendo aprovados para as séries seguintes, mesmo apresentando grandes deficiências. Os métodos mais utilizados no processo de alfabetização normalmente levam os nomes de seus precursores. Jean Piaget, Montessori, e Paulo Freire são exemplos disso.

A comemoração da data no Brasil acontece desde 1930, no dia 14 de novembro, data da fundação do Ministério da Educação e Saúde Pública. Foi uma importante conquista do governo de Getúlio Vargas, que havia acabado de tomar posse. A criação do ministério visava promover o ensino primário e combater o analfabetismo no país.

Em 2000, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou o censo sobre educação, concluindo que o índice de analfabetismo no país atinge cerca de 13% da população do Brasil com mais de dez anos de idade; a população de analfabetos absolutos de nosso país ultrapassa o número de 16 milhões. Além desses índices, existem as pessoas com mais de quinze anos que não permaneceram por quatro anos nas escolas, consideradas analfabetas funcionais – lêem, mas não interpretam, numa margem de trinta milhões de brasileiros.

A grande incidência de analfabetismo em um país o deixa mais propenso a aceitar as imposições dos governantes, assim como dos meios de comunicação de massa, pois essa parte da população torna-se despreparada para compreender os problemas sociais e lutar por seus direitos enquanto cidadãos.
 


Comemoração em Anhumas - São Paulo



Para as crianças de três a doze anos, atendidas semanalmente, pela fonoaudióloga e pedagoga/psicopedagoga deste município, hoje está sendo finalizado um projeto comemorativo.

O objetivo geral do projeto foi de contribuir para a construção de vínculo positivo dos pacientes que freqüentam os serviços de fonoaudiologia e psicopedagogia, com o processo de alfabetização.

Para hoje estão programadas duas festividades, uma no período matutino e outra no vespertino, sob o título "Encerramento da Semana de Comemoração  sobre o Dia Mundial da Alfabetização". Estas festividades serão "pick nick" onde as crianças experimentarão o processo de alfabetização de modo agradável e integrado à natureza.

As atividades programadas, por mim (fonoaudióloga) e pela querida amiga psicopedagoga, envolvem: Leitura, escrita, desenho, contação de histórias com fantoches, jogos que contemplam sequência temporal, raciocício lógico matemático, análise-síntese e etc...

Ao final das atividades, será oferecido um delicioso momento preparado com muito carinho pela nutricionista: suco, bolo de chocolate, lanchinho natural e baguete recheado...



Para lembrancinhas, compramos livros e embalamos para presente com balinhas e um enfeite de EVA para dar um charme no pacote! 

As fotos, nas quais as crianças aparecem, não poderão ser postadas por não haver autorização do uso de imagem...então, deixo aqui um registro do "cenário inicial" de toda esta diversão...

No link abaixo, disponibilizamos para download o modelo do projeto (simples, confesso) que utilizamos. Espero que possa ser instrumento para quem quiser ideias e sugestões.

Fonoaudiologia e Psicopedagogia - Projeto disponível para download

Grande abraço, 

Danielle Prandini Gazabini (Fonoaudióloga), 

Ivone Cardoso Ribeiro (Pedagoga/ Psicopedagoga), 

Alexandra Mescolote (Nutricionista).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário