Mais
do que uma reação de raiva, as mordidas dadas pelas crianças pequenas, com até 02
ou 03 anos de idade, são uma forma de comunicação e de expressão de
sentimentos. "Nessa primeira etapa da vida, a criança ainda não domina a
linguagem. Então, a forma que ela tem para se expressar, para se comunicar e
interagir com os outros é pelos meios físicos, como morder, bater, puxar o
cabelo.
O
fato de as mordidas fazerem parte de uma fase do desenvolvimento das crianças
não significa que elas devem ser ignoradas ou aceitas pelos pais. Conheça
abaixo um pouco mais sobre essa fase e veja as dicas para saber como lidar
quando seu filho é a vítima da mordida ou quando é o autor da dentada em um
coleguinha da escola ou mesmo em um adulto.
Por que as crianças mordem?
Enquanto
ainda não sabem falar com desenvoltura, as crianças utilizam outros meios para
se expressar e para se comunicar. A mordida é uma delas. As crianças na idade
oral ainda não verbalizam com fluência e a linguagem do corpo acaba sendo mais
eficaz. Nessa fase em que as crianças ainda não têm domínio da fala, as
manifestações corporais são usadas para manifestar descontentamento, alegria,
descobertas. O que a criança deseja ao morder um amiguinho não é agredi-lo, mas
sim obter de forma rápida algum objeto ou chamar atenção. As mordidas são
usadas em situações diversas, e a criança vai avaliando quais os efeitos que as
mordidas têm: A criança morde e depois vê o que acontece. Por exemplo, se ao
morder ela consegue o que quer e qual é a reação do outro.
O que é fase oral?
A fase oral é
uma etapa do desenvolvimento que vai do nascimento até por volta de dois anos
de idade. Nessa fase, é comum vermos crianças dando mordidas ao primeiro sinal
de estresse. Este é um dos mais importantes - e mais primitivo - estágio do
desenvolvimento infantil, quando a criança ainda é egocêntrica, ou seja,
acredita que o mundo funciona e existe por sua causa. Em sua concepção, tudo
que deseja deve ser prontamente atendido e, quando isso não ocorre...morde! Nessa
idade as necessidades, percepções e modos de expressão da criança estão concentradas
na boca, lábios, língua e outros órgãos relacionados com a zona oral.
Como a criança aprende a morder?
As crianças não nascem sabendo dar mordidas, assim como não nascem sabendo dar
tapas ou puxar o cabelo. Quem ensina as crianças a morder, beliscar ou a bater
são os próprios adultos e as crianças mais velhas. Essas ações se aprendem na
relação com outras crianças, com os adultos. Os adultos têm esse tipo de
brincadeira, dizendo "vou morder você, vou apertar sua bochechinha".
A criança assiste a essas formas de comunicação e a partir daí vai usando esses
meios para se comunicar também.
Em quais situações as crianças mordem?
Várias situações podem levar a criança a morder. Gravidez, mudança de sala na
escola, a disputa por um brinquedo ou mesmo pela atenção de outras pessoas,
enfim, situações onde a criança se depare com sentimentos que ainda não sabe
expressar.
Como lidar quando a criança morde?
Quando a criança morde outra pessoa, é importante a mediação de um adulto, para
fazer com que ela reflita sobre o que fez e para que entenda que há outras
maneiras de conseguir o que deseja. O adulto deve mostrar à criança que há
outros meios de expressar-se ou de conseguir o que se quer. Pode-se dizer, por
exemplo: “se você não gostou do que ele fez, vamos dizer isso a ele”, ou “você
quer o brinquedo? Então vamos pedir o brinquedo”.
O adulto deve mostrar à criança que a linguagem é a forma certa de se obter as coisas. O papel do adulto é transformar a atitude corporal em uma atitude mediada pela linguagem. Esse é um grande objetivo da educação, tanto na escola quanto em casa. Quando esse ensinamento não é dado logo cedo, as crianças crescem e mantém as atitudes corporais para conseguir o que querem. É o que se vê quando crianças mais velhas se atiram no chão e fazem escândalo quando são contrariadas.
O adulto deve mostrar à criança que a linguagem é a forma certa de se obter as coisas. O papel do adulto é transformar a atitude corporal em uma atitude mediada pela linguagem. Esse é um grande objetivo da educação, tanto na escola quanto em casa. Quando esse ensinamento não é dado logo cedo, as crianças crescem e mantém as atitudes corporais para conseguir o que querem. É o que se vê quando crianças mais velhas se atiram no chão e fazem escândalo quando são contrariadas.
O que fazer se o seu filho for mordido por outra criança?
A mordida é sempre uma situação difícil para os pais
de ambas as crianças. Os pais da criança mordedora sentem-se envergonhados e os
pais da criança mordida ficam chateados pelo machucado do filho. Cabe à escola
mediar as relações entre as crianças e seus familiares para minimizar os
sentimentos negativos e criar situações para estabelecer limites, mostrando a
importância do respeito e do tratar bem o amigo que ficou triste por ter sido
machucado. Tanto a escola quanto os pais devem aproveitar essas situações para
ensinar à criança as regras de convivência. Os pais não devem aceitar a
ocorrência da mordida como uma coisa rotineira. O ideal é procurar a
coordenação da escola, dizer que isso não pode acontecer e procurar entender o
que houve para gerar essa situação. A criança mordida deve ser acolhida e
incentivada a expressar seu descontentamento, porém nunca deve ser incentivada
a revidar, ou seja, a morder também.
Há casos em que a mordida pode ser sinal de que a criança está com problemas?
Apesar de, na maioria das vezes, a
mordida fazer parte do desenvolvimento natural da criança, em alguns casos,
este comportamento pode sinalizar um problema de ordem emocional. Se estas
mordidas passam a ser frequentes, a criança pode estar insatisfeita, ansiosa,
com sentimento de rejeição ou tentar chamar a atenção através da agressividade.
Quando isso acontece, a família e a escola precisam acompanhar de perto e com atenção
para descobrir as possíveis causas e dependendo do caso, é importante buscar a
ajuda de um psicólogo. Porém, os casos de ordem emocional não são em si a
maioria.
- Fonte: Educar para Crescer -
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