quinta-feira, 6 de junho de 2013

Programa Saúde Vocal do Professor em Anhumas/SP

A Voz, Expressão da Alma!

A Fonoaudiologia, ciência que estuda a comunicação humana em suas manifestações normais e patológicas, se dedica há algum tempo à análise vocal do professor, devido a grande importância que este profissional exerce sobre a formação social, cultural e educacional dos indivíduos.

Para o professor, a função de comunicação tem um papel central no desempenho profissional. Um transtorno vocal pode ter implicações amplas em sua qualidade de vida.

Há uma grande falta de informações, para os professores, sobre o uso e cuidados básicos com a voz. Geralmente, apenas no momento em que a voz começa a falhar, dando sinais de fadiga ou quando se estabelece uma patologia é que o professor desperta para a importância da própria voz e a importância da higiene vocal.

Para que os professores da Rede Municipal de Educação estejam em movimento contrário ao que se expõe acima, implantamos o "Programa de Saúde Vocal do Professor". Afinal, desta forma, caminharemos sempre para "Anhumas, uma cidade cada vez melhor"!

O Programa contempla atividade formativa aos professores, por meio de curso ministrado pela fonoaudióloga, servidora pública municipal efetiva, Dra. Danielle Prandini Gazabini. Há a distribuição de material didático individual de apoio, sob o título "Cartilha de Saúde Vocal do Professor", que em trinta e três páginas contempla os seguintes aspectos:
- Noções básicas de anatomia e fisiologia;
- Reposição hídrica das pregas vocais;
- Respiração;
- Disfonias;
- Voz profissional;
- Voz e professor - relação direta;
- Principais alterações vocais em professores;
- Saúde vocal;
- Técnica vocal;
- Aquecimento e desaquecimento vocal;
- Conculsão;
- Bibliograia.

Dentro do programa, há a elaboração do "Banco de Vozes do Corpo Docente"com coletas semestrais para análise e monitoramento da produção vocal dos professores que lecionam na Rede de Ensino no ano corrente. Para tal, normas técnicas e protocolos vigentes na área de perícia em voz para coleta, gravação e armazenamento das amostras são adotadas com a finalidade de obter fidedignidade de resultados.

Sou aluna da Especialização em Gestão Educacional, pela UNESP. A Profª. Dra. Arilda Inês Miranda Ribeiro solicitou, em sua disciplina, para realizarmos um trabalho em vídeo que levantasse uma problemática com possível solução, dentro do contexto da gestão educacional. Meu grupo escolheu, como tema, "A voz do Professor". A problemática é o desgaste vocal na prática docente, a possível solução é a implantação do "Programa de Saúde Vocal" nas redes de ensino.Compartilho com vocês o vídeo:
      

Fico feliz em cumprir meu papel como profissional da saúde, atuando na prevenção e promovendo qualidade de vida aos professores do Município de Anhumas. Sinto-me mais feliz ainda em poder partilhar e levar a outros esta possível transformação da realidade, combatendo o adoecimento laboral do docente de forma direta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário