Programa de saúde vocal beneficia 35 docentes em Anhumas
por Daniela Silveira- Da Redação do Jornal "O IMPARCIAL"
15 de junho de 2013
A fonoaudióloga conta
que se dedica há algum tempo à análise vocal do professor, por conta da
grande importância que este profissional exerce sobre a formação social,
cultural e educacional dos indivíduos.
A voz, segundo a fonoaudióloga municipal, Danielle Prandini Gazabini,
é um importante meio de trabalho e convívio social, fundamental para a
saúde física e mental do ser humano. E uma das categorias mais afetadas é
a dos educadores. Para prevenir e combater o adoecimento laboral do
docente de forma direta, a Prefeitura de Anhumas desenvolve o Programa
de Saúde Vocal no município, que atende cerca de 35 profissionais. O
curso que iniciou no mês de abril segue até novembro.
A fonoaudióloga conta que se dedica há algum tempo à análise vocal do
professor, por conta da grande importância que este profissional exerce
sobre a formação social, cultural e educacional dos indivíduos. Explica
que para o professor, a função de comunicação tem um papel central no
desempenho profissional e um transtorno vocal pode ter implicações
amplas em sua qualidade de vida. Conta ainda que há uma grande falta de
informações, para os professores, sobre o uso e cuidados básicos com a
voz. “Geralmente, apenas no momento em que a voz começa a falhar, dando
sinais de fadiga ou quando se estabelece uma patologia, é que o
professor desperta para a importância da própria voz e a importância da
higiene vocal”, diz.
Para obtenção de hábitos saudáveis para o uso profissional da voz, a
fonoaudióloga ressalta que são necessárias adequações de comportamentos
vocais. Por meio da análise da psicodinâmica vocal dos professores, é
possível observar o princípio das mudanças, principalmente, no que
compete à conscientização para este cuidado laboral. “A expectativa é
que os resultados positivos permaneçam com o aumento gradual. Os
professores aderiram ao programa com entusiasmo e assiduidade”, relata.
Curso
Com o intuito de minimizar os problemas dessa envergadura, a
especialista expõe que foi implantado o curso. Para isso, diz que há a
distribuição de material didático individual de apoio, com o título
“Cartilha de Saúde Vocal do Professor”, que em 33 páginas contempla os
seguintes aspectos: noções básicas de anatomia e fisiologia; reposição
hídrica das pregas vocais; respiração; disfonias; voz profissional; voz e
professor – relação direta; principais alterações vocais em
professores; saúde vocal; técnica vocal; aquecimento e desaquecimento
vocal.
Esclarece ainda que dentro do programa, há a elaboração do “Banco de
Vozes do Corpo Docente”, com coletas semestrais para análise e
monitoramento da produção vocal dos professores que lecionam na rede de
ensino no ano corrente. Para isso, normas técnicas e protocolos vigentes
na área de perícia em voz para coleta, gravação e armazenamento das
amostras são adotadas com a finalidade de obter fidedignidade de
resultados.
A medida, que pode parecer simples, tem um importante impacto na rotina de quem, frequentemente, sofre com dores de garganta, rouquidão e cansaço vocal.
A Prefeitura de Anhumas desenvolve um programa de saúde vocal que beneficia 35 professores da rede pública de ensino. A iniciativa tem como objetivo prevenir e combater o adoecimento dos docentes cuja voz é um dos principais instrumentos de trabalho. Através da ação, professores recebem acompanhamento fonoaudiólogo e, por meio de análise vocal, são orientados para que desenvolvam hábitos e cuidados que favorecem o bom desempenho da voz.
A medida, que pode parecer simples, tem um importante impacto na rotina de quem, frequentemente, sofre com dores de garganta, rouquidão e cansaço vocal. Nestas condições, o professor é obrigado a se afastar temporariamente de suas atividades profissionais, uma vez que não consegue ministrar aulas. Esta problemática, consequentemente, interfere nos trabalhos escolares, já que para os estudantes não ficarem sem aula é preciso promover a substituição de professores.
O fato é que um programa de apoio local, como o desenvolvido em Anhumas, é benéfico, pois trabalha diretamente com a prevenção e não apenas com o tratamento de doenças diagnosticadas. Por isso, gestores da educação pública municipal, estadual e federal, devem analisar ações como estas a fim de colaborar com a saúde dos professores.
Se cada município dispuser de um programa e serviço de fonoaudiologia gratuito, direcionado aos professores locais, a tendência é que a quantidade de profissionais afastados por problemas vocais diminua. Para tanto, é indispensável que haja um levantamento sobre quantos docentes há no local, quais os principais problemas enfrentados, quais os motivos, que tipo de atendimento seria necessário a eles e como a iniciativa pode contribuir para o bom uso da voz e prevenção do adoecimento.
Apesar de tratar a saúde, medidas com este foco beneficiam também a educação, já que os educadores serão cuidados de maneira preventiva para que não seja necessário se ausentar de suas atividades.
Tratar bem dos professores – saúde, salários justos e capacitação – representa investir em quem tem como responsabilidade transferir conhecimento para os que são o futuro da nação.
Cuidar da saúde vocal dos professores representa investimento na educação
por Daniela Silveira- Da Redação do Jornal "O IMPARCIAL"
16 de junho de 2013
A medida, que pode parecer simples, tem um importante impacto na rotina de quem, frequentemente, sofre com dores de garganta, rouquidão e cansaço vocal.
A Prefeitura de Anhumas desenvolve um programa de saúde vocal que beneficia 35 professores da rede pública de ensino. A iniciativa tem como objetivo prevenir e combater o adoecimento dos docentes cuja voz é um dos principais instrumentos de trabalho. Através da ação, professores recebem acompanhamento fonoaudiólogo e, por meio de análise vocal, são orientados para que desenvolvam hábitos e cuidados que favorecem o bom desempenho da voz.
A medida, que pode parecer simples, tem um importante impacto na rotina de quem, frequentemente, sofre com dores de garganta, rouquidão e cansaço vocal. Nestas condições, o professor é obrigado a se afastar temporariamente de suas atividades profissionais, uma vez que não consegue ministrar aulas. Esta problemática, consequentemente, interfere nos trabalhos escolares, já que para os estudantes não ficarem sem aula é preciso promover a substituição de professores.
O fato é que um programa de apoio local, como o desenvolvido em Anhumas, é benéfico, pois trabalha diretamente com a prevenção e não apenas com o tratamento de doenças diagnosticadas. Por isso, gestores da educação pública municipal, estadual e federal, devem analisar ações como estas a fim de colaborar com a saúde dos professores.
Se cada município dispuser de um programa e serviço de fonoaudiologia gratuito, direcionado aos professores locais, a tendência é que a quantidade de profissionais afastados por problemas vocais diminua. Para tanto, é indispensável que haja um levantamento sobre quantos docentes há no local, quais os principais problemas enfrentados, quais os motivos, que tipo de atendimento seria necessário a eles e como a iniciativa pode contribuir para o bom uso da voz e prevenção do adoecimento.
Apesar de tratar a saúde, medidas com este foco beneficiam também a educação, já que os educadores serão cuidados de maneira preventiva para que não seja necessário se ausentar de suas atividades.
Tratar bem dos professores – saúde, salários justos e capacitação – representa investir em quem tem como responsabilidade transferir conhecimento para os que são o futuro da nação.
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