quinta-feira, 20 de junho de 2013

Programa "Fonoaudiologia na Pré-Escola"



As instituições de educação infantil constituem um dos principais ambientes comunicativos das crianças e um local privilegiado para a atuação fonoaudiológica. O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil prevê que as instituições de educação infantil devem abranger além de seu papel educativo, o desenvolvimento integral da criança. O fonoaudiólogo tem papel importante no desenvolvimento infantil na medida em que contribui para a criação de ambientes favoráveis ao desenvolvimento das habilidades comunicativas humanas.


O desenvolvimento da criança depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que a cerca. Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com pessoas de sua idade, descobre novos valores e vivencia novas experiências. Para muitas delas, o convívio social proporcionado pela escola oferece possibilidades que a família, muitas vezes, não tem condições de oferecer.


A escola é um lugar privilegiado para a aquisição da linguagem, sendo esse o espaço ideal para a atuação primária do fonoaudiólogo. Diante disso, a atuação do fonoaudiólogo junto às escolas de educação infantil torna-se importante, pois é na pré-escola que as crianças aperfeiçoam a linguagem oral e desenvolvem importantes noções de escrita. Nesse nível de escolaridade, a atuação do fonoaudiólogo pode ter resultados mais produtivos porque a criança está em um período de rápidas e significativas transformações em vários aspectos do seu desenvolvimento.

Considerando isto, elaborei um programa fonoaudiológico para assessoria e consultoria, totalmente voltado à Pré-Escola. Em Anhumas, São Paulo, implantei o programa esta semana. A adesão dos gestores e docentes foi extremamente positiva. O primeiro módulo "Redesenhando Sentidos: Pré-Escola, lugar do que?" foi fantástico.

Este programa será desenvolvido no decorrer deste ano, com ações de intervenção realizadas por meio de orientações, cursos, palestras e formações continuadas. As ações desenvolvidas dentro da carga horária dos funcionários, contarão com obrigatoriedade na presença dos mesmos. Quando forem oferecidas fora da carga horária dos funcionários, a participação será voluntária.Os pais serão convidados a participarem dos momentos de orientações, realizados no período noturno visando maior adesão à proposta.

Compartilho meus cronogramas...No decorrer do ano, compartilharei as experiências!


  Cronograma  para formação com professores:

Ano
Mês
Assunto
2013
Junho
Redesenhando Sentidos: Pré-Escola, lugar do que?
2013
Junho
Conhecimentos Prévios: Ideia-âncora e Complexidade de Construção.
2013
Julho
Desenvolvimento Infantil: A criança que vai à Pré-Escola.
2013
Agosto
Desenvolvimento das Funções Estomatognáticas.
2013
Agosto
Sistema Auditivo e Desenvolvimento das Habilidades Auditivas.
2013
Setembro
Desenvolvimento da Linguagem: Diálogo Interdisciplinar.
2013
Setembro
Processamento Auditivo e Consciência Fonológica na Educação Infantil.
2013
Outubro
Ludicidade na Aprendizagem: Investimento ou Passatempo?
2013
Outubro
Linguagem Escrita: Possibilidades de estimulação na Pré-Escola.
2013
Novembro
Construção Colaborativa do Conhecimento: A importância da interação na Pré-Escola.
2013
Novembro
Projeto de Transição “Pré-Escola para 1º ano”.
2013DezembroPré-Escola, lugar de reflexão: O que conquistamos?

Cronograma para formação com auxiliares de serviços gerais:

Ano
Mês
Assunto
2013
Julho
Redesenhando Sentidos: Pré-Escola, lugar do que?
2013
Agosto
Desenvolvimento Infantil: A criança que vai à Pré-Escola.
2013
Setembro
Desenvolvimento das Funções Estomatognáticas.
2013
Outubro
Construção Colaborativa do Conhecimento.
2013
Novembro
Pré-Escola, lugar de reflexão: O que conquistamos?


Cronograma para orientação aos pais:

Ano
Mês
Assunto
2013
Agosto
Desenvolvimento Infantil: O que meu filho está conquistando?
2013
Outubro
Estimulação Infantil: Meu filho, meu tesouro – Despertando seu Potencial.
2013
Dezembro
Investir na Comunicação Familiar: Linguagem e Laços de Amor.

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