As instituições de educação infantil constituem um dos
principais ambientes comunicativos das crianças e um local privilegiado para a
atuação fonoaudiológica. O Referencial Curricular Nacional para Educação
Infantil prevê que as instituições de educação infantil devem abranger além de
seu papel educativo, o desenvolvimento integral da criança. O fonoaudiólogo tem
papel importante no desenvolvimento infantil na medida em que contribui para a
criação de ambientes favoráveis ao desenvolvimento das habilidades
comunicativas humanas.
O
desenvolvimento da criança depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas
pelo mundo que a cerca. Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da
família e passa a conviver com pessoas de sua idade, descobre novos valores e
vivencia novas experiências. Para muitas delas, o convívio social proporcionado
pela escola oferece possibilidades que a família, muitas vezes, não tem
condições de oferecer.
A escola
é um lugar privilegiado para a aquisição da linguagem, sendo esse o espaço
ideal para a atuação primária do fonoaudiólogo. Diante disso, a atuação do
fonoaudiólogo junto às escolas de educação infantil torna-se importante, pois é
na pré-escola que as crianças aperfeiçoam a linguagem oral e desenvolvem
importantes noções de escrita. Nesse nível de escolaridade, a atuação do
fonoaudiólogo pode ter resultados mais produtivos porque a criança está em um
período de rápidas e significativas transformações em vários aspectos do seu desenvolvimento.
Considerando isto, elaborei um programa fonoaudiológico para assessoria e consultoria, totalmente voltado à Pré-Escola. Em Anhumas, São Paulo, implantei o programa esta semana. A adesão dos gestores e docentes foi extremamente positiva. O primeiro módulo "Redesenhando Sentidos: Pré-Escola, lugar do que?" foi fantástico.
Considerando isto, elaborei um programa fonoaudiológico para assessoria e consultoria, totalmente voltado à Pré-Escola. Em Anhumas, São Paulo, implantei o programa esta semana. A adesão dos gestores e docentes foi extremamente positiva. O primeiro módulo "Redesenhando Sentidos: Pré-Escola, lugar do que?" foi fantástico.
Este
programa será desenvolvido no decorrer deste ano, com ações de intervenção realizadas por meio de orientações,
cursos, palestras e formações continuadas. As ações desenvolvidas dentro da
carga horária dos funcionários, contarão com obrigatoriedade na presença dos
mesmos. Quando forem oferecidas fora da carga horária dos funcionários, a
participação será voluntária.Os pais serão convidados a participarem dos momentos de orientações, realizados no período noturno visando maior adesão à proposta.
Compartilho meus cronogramas...No decorrer do ano, compartilharei as experiências!
Cronograma para formação com professores:
Ano
|
Mês
|
Assunto
|
2013
|
Junho
|
Redesenhando
Sentidos: Pré-Escola, lugar do que?
|
2013
|
Junho
|
Conhecimentos
Prévios: Ideia-âncora e Complexidade de Construção.
|
2013
|
Julho
|
Desenvolvimento
Infantil: A criança que vai à Pré-Escola.
|
2013
|
Agosto
|
Desenvolvimento
das Funções Estomatognáticas.
|
2013
|
Agosto
|
Sistema
Auditivo e Desenvolvimento das Habilidades Auditivas.
|
2013
|
Setembro
|
Desenvolvimento
da Linguagem: Diálogo Interdisciplinar.
|
2013
|
Setembro
|
Processamento
Auditivo e Consciência Fonológica na Educação Infantil.
|
2013
|
Outubro
|
Ludicidade
na Aprendizagem: Investimento ou Passatempo?
|
2013
|
Outubro
|
Linguagem
Escrita: Possibilidades de estimulação na Pré-Escola.
|
2013
|
Novembro
|
Construção
Colaborativa do Conhecimento: A importância da interação na Pré-Escola.
|
2013
|
Novembro
|
Projeto
de Transição “Pré-Escola para 1º ano”.
|
2013 | Dezembro | Pré-Escola, lugar de reflexão: O que conquistamos? |
Cronograma para formação com auxiliares de serviços gerais:
Ano
|
Mês
|
Assunto
|
2013
|
Julho
|
Redesenhando
Sentidos: Pré-Escola, lugar do que?
|
2013
|
Agosto
|
Desenvolvimento
Infantil: A criança que vai à Pré-Escola.
|
2013
|
Setembro
|
Desenvolvimento
das Funções Estomatognáticas.
|
2013
|
Outubro
|
Construção
Colaborativa do Conhecimento.
|
2013
|
Novembro
|
Pré-Escola,
lugar de reflexão: O que conquistamos?
|
Cronograma para orientação aos pais:
Ano
|
Mês
|
Assunto
|
2013
|
Agosto
|
Desenvolvimento
Infantil: O que meu filho está conquistando?
|
2013
|
Outubro
|
Estimulação
Infantil: Meu filho, meu tesouro – Despertando seu Potencial.
|
2013
|
Dezembro
|
Investir
na Comunicação Familiar: Linguagem e Laços de Amor.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário