terça-feira, 29 de maio de 2012

Artigo Científico: Estudos comparativos sobre a influência da leitura nos erros da escrita entre meninos e meninas de 4º série. Autores: Vieira, Grosso, Zorzi, Chiapetta.

No artigo científico "ESTUDOS COMPARATIVOS SOBRE A INFLUÊNCIA DA LEITURA NOS ERROS DA ESCRITA ENTRE MENINOS E MENINAS DE QUARTA SÉRIE", os autores Rosana Matheus Rodrigues Vieira, Patrícia Molter de Pinho Grosso, Jaime Luiz Zorzi e Ana Lúcia de Magalhães Leal Chiappetta, colocam como ponto introdutório à pesquisa a seguinte reflexão sobre leitura e escrita:
"A linguagem oral foi desenvolvida por todos os povos, mas nem todos desenvolveram a escrita. A escrita é um método de comunicação, criada pelo homem há cerca de 5.000 anos, para registrar a fala, fatos e mensagens.
Inicialmente, a escrita era baseada em pictogramas que costumavam representar objetos e conceitos. Com o passar do tempo, houve uma necessidade maior da escrita ser representada por símbolos combinados. “Na língua suméria, por exemplo, a junção dos símbolos boca e tigela de comida significava comer”. Com a evolução cultural, a escrita passou a representar conceitos mais abstratos de pensamentos e ações. Para tal, passou-se a fazer uso de símbolos ou caracteres que poderiam ser combinados para obter significados distintos. Esse processo levou aos alfabetos fonéticos, com caracteres que passaram a representar os sons da língua falada.
O alfabeto latino foi modificado ao longo do tempo, passando a ser usado por várias línguas, inclusive o português. A partir do século XX, a língua escrita deixou de ser apenas uma conquista do desenvolvimento individual para ser um pré-requisito para uma sociedade moderna.
A Unesco afirma, sobre a alfabetização, que a leitura e a escrita não conduzirão apenas a um saber geral e elementar, mas a uma maior participação na vida civil e uma melhor compreensão do mundo à nossa volta, abrindo finalmente, ao conhecimento humano básico.
Uma vez que a escrita não é uma habilidade nata, para uma criança aprender a escrever é preciso que a mesma tenha acesso a alguma parte da sociedade letrada.
Em muitos países, a leitura e a escrita ocupam a metade do currículo escolar obrigatório para crianças de nove a onze anos. Meninos e meninas devem ter acesso a diferentes tipos de leitura como: livros, jornais, revistas e anúncios, para que possam conhecer as diversas formas de escrita. É necessário desenvolver a motivação constante pela leitura para que eles não se distanciem cada vez mais dela, algo que tem-se com muita freqüência. 
A prática da leitura colabora no aumento do vocabulário, na compreensão e elaboração de textos. Ler muito pode não ser o suficiente para se ter um bom domínio ortográfico. Seria necessário: leitura, compreensão, criatividade, regras ortográficas e memória para que a criança possa analisar e refletir sobre a língua escrita.Os erros ortográficos são normais a todas as crianças e fazem parte da aquisição da escrita. Baseado em pesquisas, o processo de aprendizagem da escrita é evolutivo, mostrando que, com o passar das séries, o índice de erros ortográficos vai sendo mitigado."
Para conferir o artigo na íntegra, acesse: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/1693/169320536005.pdf

Boa leitura, caríssimos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário