terça-feira, 30 de julho de 2013

O Bebê Prematuro - Parte I

Prematuro: O Vocacionado à Vitória!

 Definição:

A Word Health Organization (1980) define como recém-nascido pré-termo, ou prematuro, aquele nascido com idade gestacional abaixo de 37 semanas e, como crianças de baixo peso, toda aquela nascida viva com peso menor de 2.500 gramas no momento do nascimento.


Propensões: 


Os bebês prematuros estão sob maior risco para déficit de desenvolvimento que os bebês nascidos a termo. Embora grande parte dos bebês prematuros não desenvolva alterações neurológicas graves, estes estão mais propensos a apresentarem alterações e/ou desvios em suas aquisições e desenvolvimento nas áreas motora, lingüística e cognitiva, podendo apresentar no futuro distúrbios de aprendizagem, déficits de atenção, problemas de comportamento, déficits na coordenação motora percepção viso-especial e dificuldades de linguagem.


A prematuridade pode levar a alterações anatômicas e estruturais do cérebro devido à interrupção das etapas de desenvolvimento pré-natal, o que prejudica a maturação deste órgão no período pós-natal. Tais alterações podem causar déficits funcionais e as crianças nascidas prematuramente estão mais sujeitas a problemas cognitivos e motores, assim como às suas repercussões nas atividades de vida diária e nas atividades escolares, mesmo na adolescência e idade adulta. 

Cuidado com a saúde do bebê prematuro:

Após o nascimento a mãe deve continuar tendo toda atenção necessária, principalmente se o bebê nascer prematuro ou com peso abaixo de 2.500g. A criança que nasce antes de completar os nove meses de gestação requer cuidados especiais, pois está com a saúde fragilizada -chamada também como imaturidade orgânica.

A literatura tem destacado a importância do preparo das mães para a alta hospitalar durante toda a hospitalização, reduzindo a ansiedade materna eaumentando a confiança das mães no cuidado do bebê prematuro em casa, facilitando a adaptação da família à criança e estimulando o relacionamento mãe-filho após a alta hospitalar.


Ajuda às famílias do Prematuro:

Para auxiliar as famílias dos bebês prematuros, existem cartilhas e orientações preparadas e direcionadas. Para os leitores do blog, disponibilizo o seguinte material: Cartilha: Cartilha: Cuidados com o Bebê Prematuro.







Referências Bibliográficas: 

ZOMIGNANI, A. P.; ZAMBELLI, H.J.L.; ANTONIO, M.A.R.G.M. (2009). “Cerebral development in preterm newborn infants – Desenvolvimento cerebral em Recém-nascidos Prematuros”.

LAMÔNICA, D.A.C.; PICOLINI, M.M.; (2009). “Development abilities in preterm – Habilidades do Desenvolvimento de Prematuros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário