Dificuldade com números? Entenda o que é esse problema e aprenda a lidar com ele.
O problema se mostra cedo na escola, a criança não consegue fazer a
relação entre a quantidade e o número, mas a família deixa prá lá, ora,
Matemática é um bicho-papão, fazer o quê. "Culturalmente somos
compreensivos com quem tem dificuldade em entender os princípios
matemáticos", confirma Birgit Möbus, psicopedagoga da Escola
Suíço-Brasileira de São Paulo. "Mas os pais precisam acompanhar
atentamente o desempenho escolar dos filhos sob o risco de acumular
lacunas graves na aprendizagem da disciplina."
A discalculia é um problema causado pela má formação neurológica e se manifesta com a dificuldade no aprendizado de números. Segundo pesquisas recentes, 6% da população mundial em idade escolar sofrem desse transtorno, que nada tem a ver com níveis de inteligência. "Quem tem discalculia tem um jeito diferente de entender o raciocínio matemático", esclarece Birgit. "Com o tratamento adequado, porém, aprende-se a lidar com a deficiência." A especialista destaca, a seguir, o que é importante saber sobre discalculia.
A discalculia é um problema causado pela má formação neurológica e se manifesta com a dificuldade no aprendizado de números. Segundo pesquisas recentes, 6% da população mundial em idade escolar sofrem desse transtorno, que nada tem a ver com níveis de inteligência. "Quem tem discalculia tem um jeito diferente de entender o raciocínio matemático", esclarece Birgit. "Com o tratamento adequado, porém, aprende-se a lidar com a deficiência." A especialista destaca, a seguir, o que é importante saber sobre discalculia.
1. Quando a discalculia pode ser identificada?
O distúrbio aparece a partir do início da alfabetização. Os sintomas se
manifestam em idade pré-escolar, quando a criança demonstra, por
exemplo, inaptidão em contar. Ou é muito difícil para ela compreender as
noções de "pouco" e "muito" ou "antes" e "depois", entre outras. Outros
sinais de alerta para os pais: grande dificuldade com a tabuada e
contar, usando os dedos, por muito tempo.
2. Não gostar de matemática é discalculia?
Criança, desde os primeiros anos de vida, demonstra "apetite" por
números - ou não.
No caso de ter "apetite" por números, o relacionamento com os conceitos
matemáticos vai ser bastante prazeroso ao longo de sua aprendizagem.
Já a criança que não tem esse tipo de "apetite", pode simplesmente ter
um "tempo" diferente para absorver os conceitos matemáticos - não é
necessariamente sinal de que sofre de discalculia. "O diagnóstico é
difícil, sempre pode acontecer de uma criança ser mais lenta do que
outra para entender o conceito matemático...", salienta Birgit. Daí a
importância de pais e professores se mostrarem atentos aos primeiros
passos na disciplina. "Ou a criança pode criar uma barreira emocional,
mesmo não sofrendo de discalculia, exatamente em razão da dificuldade de
lidar com os pontos de matemática em sala de aula."
3. O que é discalculia? Quais são os sintomas?
Quem sofre de discalculia tem enorme dificuldade de entender conceitos
matemáticos como a divisão e a multiplicação.
Outras dificuldades notáveis: não consegue visualizar um ou mais
conjuntos (de objetos, por exemplo) dentro de outro maior; muito menos
associar um quilo a quatro pacotes de 250 gramas cada; fazer a sequência
certa, ou seja, o 10 vem antes do 11, mas depois do 9. Essa criança
também confunde bastante o 6 pelo 9, o 3 pelo 8 e o 2 pelo 5; e se
atrapalha na hora de fazer a correspondência entre o número de camisetas
de um time de futebol com o número de seus jogadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário