terça-feira, 30 de julho de 2013

Não gostar de matemática é discalculia?

Dificuldade com números? Entenda o que é esse problema e aprenda a lidar com ele.

 

O problema se mostra cedo na escola, a criança não consegue fazer a relação entre a quantidade e o número, mas a família deixa prá lá, ora, Matemática é um bicho-papão, fazer o quê. "Culturalmente somos compreensivos com quem tem dificuldade em entender os princípios matemáticos", confirma Birgit Möbus, psicopedagoga da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo. "Mas os pais precisam acompanhar atentamente o desempenho escolar dos filhos sob o risco de acumular lacunas graves na aprendizagem da disciplina."

A discalculia é um problema causado pela má formação neurológica e se manifesta com a dificuldade no aprendizado de números. Segundo pesquisas recentes, 6% da população mundial em idade escolar sofrem desse transtorno, que nada tem a ver com níveis de inteligência. "Quem tem discalculia tem um jeito diferente de entender o raciocínio matemático", esclarece Birgit. "Com o tratamento adequado, porém, aprende-se a lidar com a ‘deficiência’." A especialista destaca, a seguir, o que é importante saber sobre discalculia.


1. Quando a discalculia pode ser identificada?

O distúrbio aparece a partir do início da alfabetização. Os sintomas se manifestam em idade pré-escolar, quando a criança demonstra, por exemplo, inaptidão em contar. Ou é muito difícil para ela compreender as noções de "pouco" e "muito" ou "antes" e "depois", entre outras. Outros sinais de alerta para os pais: grande dificuldade com a tabuada e contar, usando os dedos, por muito tempo.


2. Não gostar de matemática é discalculia?

Criança, desde os primeiros anos de vida, demonstra "apetite" por números - ou não. No caso de ter "apetite" por números, o relacionamento com os conceitos matemáticos vai ser bastante prazeroso ao longo de sua aprendizagem. Já a criança que não tem esse tipo de "apetite", pode simplesmente ter um "tempo" diferente para absorver os conceitos matemáticos - não é necessariamente sinal de que sofre de discalculia. "O diagnóstico é difícil, sempre pode acontecer de uma criança ser mais lenta do que outra para entender o conceito matemático...", salienta Birgit. Daí a importância de pais e professores se mostrarem atentos aos primeiros passos na disciplina. "Ou a criança pode criar uma barreira emocional, mesmo não sofrendo de discalculia, exatamente em razão da dificuldade de lidar com os pontos de matemática em sala de aula."

 

3. O que é discalculia? Quais são os sintomas?

Quem sofre de discalculia tem enorme dificuldade de entender conceitos matemáticos como a divisão e a multiplicação. Outras dificuldades notáveis: não consegue visualizar um ou mais conjuntos (de objetos, por exemplo) dentro de outro maior; muito menos associar um quilo a quatro pacotes de 250 gramas cada; fazer a sequência certa, ou seja, o 10 vem antes do 11, mas depois do 9. Essa criança também confunde bastante o 6 pelo 9, o 3 pelo 8 e o 2 pelo 5; e se atrapalha na hora de fazer a correspondência entre o número de camisetas de um time de futebol com o número de seus jogadores.

 

Pais e professores, em caso de dúvidas ou na necessidade de maiores orientações, procure um fonoaudiólogo!

 

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