sexta-feira, 5 de julho de 2013

Consciência Fonológica e Aprendizagem de Leitura e Escrita.

O que é Consciência Fonológica?

A capacidade de ir além da percepção auditiva e alcançar uma habilidade metafonológica é o que se denomina uma atividade de reflexão sobre os aspectos fonológicos da língua, chamada também de  consciência fonológica. É a consciência da estrutura sonora da linguagem. Faz parte de uma capacidade prévia importante no desenvolvimento da linguagem escrita.

Consciência fonológica e memória

 A bibliografia nos mostra que as informações linguísticas seriam armazenadas pela criança inicialmente na memória de curto prazo. Desta forma, falhas no desenvolvimento da consciência fonológica, muitas vezes, acompanham falhas em testes formais de memória de trabalho.

 O papel da consciência fonológica sobre a aprendizagem da leitura e escrita:


Um bom desenvolvimento nas habilidades de leitura e escrita depende das condições extrínsecas e intrínsecas depositadas sobre as crianças. Condições extrínsecas podem favorecer uma aquisição mais fácil nesta etapa de evolução. Dentre estas, a exposição da criança a atividades que explorem a manipulação consciente de sons poderá favorecer o desenvolvimento da linguagem escrita.

O treinamento da consciência fonológica. em especial da consciência fonêmica, pode gerar melhora na representação fonológica das palavras, tanto para os disléxicos, quanto para as crianças sem dificuldades de aprendizagem. 

Realizar atividades de treinamento da consciência fonológica no ambiente escolar é possível e enriquecedor. Algumas atividades apontadas na literatura são compatíveis com a rotina pedagógica e de fácil prática.
Destacam-se os seguintes exemplos:
- Cantar uma sucessão de rimas infantis;
- Analisar as estruturas sonoras das palavras;
- Produção de rimas.

A adaptação do treino de consciência fonológica para sala de aula, visando a integração de atividades de graus variados de consciência, na rotina escolar, pode ser uma estratégia de prevenção muito eficaz. 

Procure um FONOAUDIÓLOGO!

O Fonoaudiólogo é um profissional habilitado para desenvolver estratégias metafonológicas especializadas e pode, inclusive, colaborar com orientações, discussões e tutoriais aos demais profissionais da área educacional.

É importante lembrar que o Fonoaudiólogo no ambiente educacional tem papel preventivo. Deve promover a estimulação e orientação adequadas aos professores e pais, sobre as diversas formas de potencializar as capacidades metalinguísticas das crianças.

Fonte: Artigo sobre Consciência Fonológica.


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