segunda-feira, 24 de junho de 2013

Entrevista publicada no Jornal "O Imparcial": Programa de Saúde Vocal Beneficia 35 Docentes em Anhumas

Programa de saúde vocal beneficia 35 docentes em Anhumas

por Daniela Silveira- Da Redação do Jornal "O IMPARCIAL"
15 de junho de 2013

A fonoaudióloga conta que se dedica há algum tempo à análise vocal do professor, por conta da grande importância que este profissional exerce sobre a formação social, cultural e educacional dos indivíduos.

A voz, segundo a fonoaudióloga municipal, Danielle Prandini Gazabini, é um importante meio de trabalho e convívio social, fundamental para a saúde física e mental do ser humano. E uma das categorias mais afetadas é a dos educadores. Para prevenir e combater o adoecimento laboral do docente de forma direta, a Prefeitura de Anhumas desenvolve o Programa de Saúde Vocal no município, que atende cerca de 35 profissionais. O curso que iniciou no mês de abril segue até novembro.

A fonoaudióloga conta que se dedica há algum tempo à análise vocal do professor, por conta da grande importância que este profissional exerce sobre a formação social, cultural e educacional dos indivíduos. Explica que para o professor, a função de comunicação tem um papel central no desempenho profissional e um transtorno vocal pode ter implicações amplas em sua qualidade de vida. Conta ainda que há uma grande falta de informações, para os professores, sobre o uso e cuidados básicos com a voz. “Geralmente, apenas no momento em que a voz começa a falhar, dando sinais de fadiga ou quando se estabelece uma patologia, é que o professor desperta para a importância da própria voz e a importância da higiene vocal”, diz.

Para obtenção de hábitos saudáveis para o uso profissional da voz, a fonoaudióloga ressalta que são necessárias adequações de comportamentos vocais. Por meio da análise da psicodinâmica vocal dos professores, é possível observar o princípio das mudanças, principalmente, no que compete à conscientização para este cuidado laboral. “A expectativa é que os resultados positivos permaneçam com o aumento gradual. Os professores aderiram ao programa com entusiasmo e assiduidade”, relata.

Curso
Com o intuito de minimizar os problemas dessa envergadura, a especialista expõe que foi implantado o curso. Para isso, diz que há a distribuição de material didático individual de apoio, com o título “Cartilha de Saúde Vocal do Professor”, que em 33 páginas contempla os seguintes aspectos: noções básicas de anatomia e fisiologia; reposição hídrica das pregas vocais; respiração; disfonias; voz profissional; voz e professor – relação direta; principais alterações vocais em professores; saúde vocal; técnica vocal; aquecimento e desaquecimento vocal.

Esclarece ainda que dentro do programa, há a elaboração do “Banco de Vozes do Corpo Docente”, com coletas semestrais para análise e monitoramento da produção vocal dos professores que lecionam na rede de ensino no ano corrente. Para isso, normas técnicas e protocolos vigentes na área de perícia em voz para coleta, gravação e armazenamento das amostras são adotadas com a finalidade de obter fidedignidade de resultados.

Cuidar da saúde vocal dos professores representa investimento na educação

por Daniela Silveira- Da Redação do Jornal "O IMPARCIAL"
16 de junho de 2013

A medida, que pode parecer simples, tem um importante impacto na rotina de quem, frequentemente, sofre com dores de garganta, rouquidão e cansaço vocal.

A Prefeitura de Anhumas desenvolve um programa de saúde vocal que beneficia 35 professores da rede pública de ensino. A iniciativa tem como objetivo prevenir e combater o adoecimento dos docentes cuja voz é um dos principais instrumentos de trabalho. Através da ação, professores recebem acompanhamento fonoaudiólogo e, por meio de análise vocal, são orientados para que desenvolvam hábitos e cuidados que favorecem o bom desempenho da voz.

A medida, que pode parecer simples, tem um importante impacto na rotina de quem, frequentemente, sofre com dores de garganta, rouquidão e cansaço vocal. Nestas condições, o professor é obrigado a se afastar temporariamente de suas atividades profissionais, uma vez que não consegue ministrar aulas. Esta problemática, consequentemente, interfere nos trabalhos escolares, já que para os estudantes não ficarem sem aula é preciso promover a substituição de professores.

O fato é que um programa de apoio local, como o desenvolvido em Anhumas, é benéfico, pois trabalha diretamente com a prevenção e não apenas com o tratamento de doenças diagnosticadas. Por isso, gestores da educação pública municipal, estadual e federal, devem analisar ações como estas a fim de colaborar com a saúde dos professores.

Se cada município dispuser de um programa e serviço de fonoaudiologia gratuito, direcionado aos professores locais, a tendência é que a quantidade de profissionais afastados por problemas vocais diminua. Para tanto, é indispensável que haja um levantamento sobre quantos docentes há no local, quais os principais problemas enfrentados, quais os motivos, que tipo de atendimento seria necessário a eles e como a iniciativa pode contribuir para o bom uso da voz e prevenção do adoecimento.

Apesar de tratar a saúde, medidas com este foco beneficiam também a educação, já que os educadores serão cuidados de maneira preventiva para que não seja necessário se ausentar de suas atividades.

Tratar bem dos professores – saúde, salários justos e capacitação – representa investir em quem tem como responsabilidade transferir conhecimento para os que são o futuro da nação.

Link da entrevista e da matéria:

Entrevista com fonoaudióloga Danielle Prandini Gazabini, para o jornal "O Imparcial"

 

Matéria sobre cuidados e investimento na Saúde Vocal do Professor em Anhumas - São Paulo.

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