quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Resolução da ANS aumenta a quantidade de atendimentos em diversas especialidades de tratamentos fonoaudiológicos

A partir de 2014 aumenta número de atendimentos fonoaudiólogicos cobertos por planos de saúde.

 Fonte: Conselho Federal de Fonoaudiologia
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o diretor-presidente da ANS, André Longo anunciaram ontem (21), novas coberturas a procedimentos de saúde, acesso a 37 medicamentos para tratamento de diferentes tipos de câncer, além de 50 novos exames, consultas e cirurgias que serão cobertas pelos Planos de Saúde a partir de janeiro de 2014. O anúncio é resultado de Consulta Pública amplamente divulgada pelo CFFa.  

O objetivo do CFFa é que, futuramente, não haja restrição para o número de consultas em tratamento. "Essa é a condição ideal e vamos continuar dialogando para tornar isso realidade", finaliza. 

Especificamente para a Fonoaudiologia, o que muda é o número de consultas/sessões. Veja no quadro abaixo, o que entrará em vigor a partir de 2014:


Uma conquista e tanto para a categoria, segundo analisa a presidente da Comissão de Saúde do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Maria Cristina Borges de Oliveira. "Nossa representação na ANS acompanhou todo o processo. Hoje colhemos o fruto de um longo trabalho que vai beneficiar diretamente todos os fonoaudiólogos e também os cidadãos usuários de planos de saúde ", comemora ao passo que planeja as próximas ações para melhorar ainda mais esse quadro.

A conselheira membro da Comissão de Saúde, Viviane Fontes, participou das reuniões da ANS e das negociações em relação aos procedimentos fonoaudiológicos. Ela salienta a importância do acompanhamento dessas decisões e da participação do profissional e da sociedade nas consultas públicas. Segundo a conselheira, nesse caso específico, o resultado da consulta pública foi um argumento irrefutável dos anseios dos usuários. "Além disso, aspectos científicos relacionados a tempo de atendimento fonoaudiológico foram fundamentais para convencimento dos gestores da ANS", complementa.

De acordo com os dados publicados pelo Ministério da Saúde essa Consulta Pública teve recorde de participação entre as 53 consultas já realizadas pela ANS. Foram 7.340 contribuições, sendo que 50% delas eram de consumidores.

A resolução normativa foi publicada no dia 22/10/2013, no Diário Oficial da União e pode ser acessada aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário