Mas, afinal, o que é ser canhoto? Canhoto é aquele que desenha, pinta ou escreve com a mão esquerda. Quem prefere a direita é chamado de destro, e quem usa as duas mãos é chamado de ambidestro. Ser canhoto ou destro é determinado, em grande parte, pela genética. Se os pais são canhotos, o filho tem de 45% a 50% de chances de ser canhoto também.
A preferência de alguém por um dos lados do corpo já é percebida desde cedo, mas essa escolha só estará definida por volta dos 6 anos. A escolha de uma mão deve ser um processo natural, diz a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia Bombonatto. "A criança não deve ser forçada, afinal, ela já nasce destra, canhota ou ambidestra. Essa característica é hereditária (passada de pai para filho) e deve ser respeitada", completa.
"Ser canhoto ou destro depende de qual lado do cérebro é o dominante. Destros têm o lado esquerdo dominante, enquanto nos canhotos é o lado direito", afirma a psicopedagoga. No cérebro, o lado esquerdo é responsável pela lógica, racionalidade, números e matemática. Já o lado direito é responsável pelas emoções, artes e imaginação. "A probabilidade de um canhoto que tem o lado direito do cérebro dominante ser mais voltado para o esporte ou para as artes é maior. Isso, porém, também depende da habilidade de cada um", ressalta.
O que podemos fazer para ajudá-los em seu desenvolvimento escolar?
Para ensiná-los, posicione-se sempre em frente aos canhotos e não ao lado. Dessa forma, eles terão uma imagem de espelho, facilitando-lhes a aprendizagem dos movimentos, afirma Suely Robusti, psicóloga com especialização em psicomotricidade. Essa técnica aplica-se à maioria das situações de aprendizagem e deverá ser aplicada por pais e professores.
Também é necessário compreender que é comum, nos primeiros registros escritos, observarmos as crianças escrevendo letras, números e palavras de trás para frente. Esse é um fato normal no processo de aprendizagem da linguagem escrita porque, nas primeiras tentativas, a criança ainda não sabe todas as regularidades.
A criança em fase de alfabetização está adquirindo a noção de direita e esquerda. No entanto, pode ser auxiliada no desenvolvimento desta competência por meio de jogos e brincadeiras que envolvam principalmente o corpo.
O que os pais podem fazer por seus filhos?
Os pais devem deixar a criança livre para jogar, comer e escrever com sua mão preferida. "O que se deve fazer é oferecer uma série de estímulos para que o desenvolvimento motor e a consciência corporal se estruturem, bem como os aspectos relativos à lateralidade, usando jogos, brincadeiras", diz Suely Robusti, psicóloga com especialização em psicomotricidade.
Eles deverão considerar uma a uma as diversas dificuldades e oferecer às crianças conselhos para solucioná-las. Assim, os pequenos não se preocuparão em expor seus medos. É uma atitude mais eficaz do que a repreensão ou chamar sua atenção diversas vezes. É aconselhável também que os irmãos e as irmãs maiores participem na educação dos menores, ao ajuda-los nos exercícios escolares.
O que os professores podem fazer por seus alunos?
Ensinar uma criança a escrever com sua mão esquerda não é exatamente o oposto de ensinar a escrever com a mão direita. Idiomas que são escritos da esquerda para a direita, como o Português, são mais difíceis de escrever com a mão esquerda - um destro escreve longe de seu corpo e puxa o lápis, enquanto um canhoto deve escrever perto do seu corpo e empurrando o lápis. Portanto, é especialmente importante para pais e professores compreenderem como ensinar as crianças canhotas a escrever corretamente.
Segundo Suely Robusti, psicóloga com especialização em psicomotricidade, os fatores mais importantes são: a posição do papel de escrita, a posição do braço e do punho e o aperto sobre o instrumento de escrita. "O estilo 'gancho' que muitas vezes se vê nos canhotos é resultado da falta de formação adequada", diz Suely. "Os canhotos adotam essa postura, porque eles estão tentando ver o que estão escrevendo e não manchar o que acabaram de escrever com a mão, mantendo uma inclinação da direita para as suas escritas", completa. Esses problemas podem ser superados por posicionamento de papel e lápis adequados, lembrando que a inclinação não é obrigatória e que as letras na vertical ou inclinada da esquerda são aceitáveis.
Também no que diz respeito aos professores, estes devem aceitar a lentidão dos trabalhos do canhoto e reduzir seus exercícios escritos, com a condição de que não percam sua qualidade. "Cada professor determinará que tipo de exercícios seja mais benéfico para esses alunos", diz Suely.
Para que se chegue a uma boa estabilidade do braço esquerdo dominante, devem-se eleger as oportunas lições de ginástica, de rítmica, de flexibilidade e de relaxamento. Toda essa obra será recompensada no terreno familiar e pedagógico, sempre e quando se leve em consideração a psicofisiologia da mão esquerda.
O que a escola pode fazer por seus alunos?
A escola pode ensiná-los como a uma criança qualquer. O fato de ser destro ou canhoto não deverá mudar em nada a vida acadêmica de crianças e jovens. Entretanto a escola poderá usar uma série de equipamentos específicos para canhotos e tê-los à disposição dos alunos, como carteiras, cadernos, tesouras especiais, entre outros itens.
Onde encontrar produtos para canhotos?
Existe uma loja virtual especializada em produtos para canhotos e eles entregam no mundo todo! No Leadership Group, maior distribuidor de acessórios de informática do País, é possível comprar pela internet mouses e teclados especiais para canhotos. Loja especializada em instrumentos musicais, a Playtech também pensa nos canhotos fãs de rock. Baixos, guitarras e violões são vendidos em versão "espelhada" e existe até um pedal de bateria para canhotos. No Brasil, a marca de utensílios em inox, Mundial, criou tesouras especiais para canhotos.
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/canhotos-dominio-mao-esquerda-702611.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário