Bom dia,
O IDEB foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil.
Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores!
O índice permite um mapeamento detalhado da educação brasileira, com dados por escolas, municípios e estados, além de identificar quem são os que mais precisam de investimentos e cobrar resultados.
A Prova Brasil e o SAEB são aplicados a cada dois anos. A coleta e compilação dos dados demora cerca de um ano. Quando o IDEB foi criado, foram utilizados os dados de 2005, divulgados em 2006. Em 2008, saíram os resultados de 2007. Em 2010, foram divulgados os resultados de 2009.
Além de instrumento de análise, o Ideb é também um sistema de metas. As metas são estipuladas de acordo com o patamar atual de cada instituição, mas todas devem melhorar seus índices.
O Ideb ainda ajuda prefeitos e governadores a saber onde devem intervir para melhorar.
Aproveito a oportunidade para fazer um pedido aos pais e/ou responsáveis por nossos alunos:
Pais, incentivem seus filhos a estudarem em casa...incentivem seus filhos a fazer as tarefas de casa, não façam por eles! Estimulem seus filhos a levar para a professora as dúvidas!!!
O envolvimento da família é essencial para que nosso município tenha um bom índice no Ideb!
Contamos com vocês...ok?!
Danielle Prandini Gazabini
Fonoaudióloga - CRFa 17.418
Nenhum comentário:
Postar um comentário