Para comemorar o Dia da Voz, 16 de abril, fonoaudiólogos de todo o país realizarão ações entre os dias 11 e 21 de orientação da população sobre saúde vocal.
A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), que realiza a Campanha da Voz anualmente.
As atividades terão cunho educativo e serão abertas a todos os cidadãos, com foco nas pessoas envolvidas com o ambiente educacional, cultural e artístico, como professores, locutores, advogados, atores, cantores e jornalistas.
Os Conselhos Regionais de Fonoaudiologia (CREFONO) estão apoiando campanhas por todo o Brasil.
A SBFa faz uma estimativa de que entre 5 e 8% da população apresente dificuldades vocais. A incidência é maior em profissionais que utilizam a voz como ferramenta de trabalho, como professores, operadores de telesserviços, cantores, locutores, jornalistas e outros, chegando a 25% em algumas destas áreas.
O esclarecimento pode ajudar a detectar mais cedo sintomas de doenças graves, como o câncer de laringe. Além disso, ajuda a evitar os prejuízos decorrentes de afastamentos de trabalho. Entre os professores brasileiros são R$ 100 milhões em gastos anuais com a saúde vocal, sem contar a queda de qualidade do ensino com a falta do profissional em sala.
Fonte: Conselho Federal de Fonoaudiologia
Celebridades abraçam a causa e batalham conjuntamente com otorrinos e fonoaudiólogos para a Prevenção em Saúde Vocal. Como exemplos temos Tarcísio Meira, Glória Menezes, Fagner, Carla Visi e Cláudia Leite:
Campanha de 2007 |
Campanha de 2008 |
Campanha de 2010 |
Campanha de 2010 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário