sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Artigo Científico - Consciência Fonológica e o Processo de Aprendizagem de Leitura e Escrita: Implicações Teóricas para o Embasamento da Prática Fonoaudiológica.

Artigo de autoria das Fonoaudiólogas: Cristiane Nunes, Silvana Frota, Renata Mousinho. Publicado por: Rev. CEFAC. 2009 Abr-Jun; 11(2):207-212.

Este artigo pode ser lido, na íntegra, clicando aqui!


O artigo citado refere: 
"Um bom desenvolvimento nas habilidades de leitura e escrita depende de condições extrínsecas e intrínsecas depositadas sobre a criança. Condições extrínsecas podem favorecer uma aquisição mais fácil nesta etapa de evolução. Dentre estas, exposição da criança a atividades que explorem a manipulação consciente dos sons poderá favorecer o desenvolvimento da linguagem escrita.

Os trabalhos científicos aqui relacionados apontam a necessidade de compreender as faixas etárias e as habilidades metalinguísticas mais favorecidas em cada idade, a importância de remediações preventivas e (re)habilitadoras em crianças com possibilidades de desenvolver ou com dificuldades de aprendizagem, e apontam também a necessidade de atenção especial aos modelos e programas existentes na nossa prática terapêutica.

Os trabalhos atuais no Brasil iniciam seus estudos com sugestões para estratégias práticas que devem ser desenvolvidas na clínica fonoaudiológica. Porém, em contrapartida, notamos ainda uma escassez de recursos terapêuticos que empreguem atividades de consciência fonológica ao alcance rápido do fonoaudiólogo. (...)

Além das questões acima referidas, é importante lembrar que o papel preventivo do Fonoaudiólogo no ambiente escolar deve prover também a estimulação e orientação adequada aos pais e professores sobre as diversas formas de estimulação das capacidades metalinguísticas."

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