quarta-feira, 11 de maio de 2011

:: Formação com Equipe Pedagógica na EMEI ::

Dias atrás, organizei e ministrei a Formação "Aquisição da Linguagem - Módulo I" para a Equipe Pedagógica do Ensino Infantil.

O os objetivos principais desta Formação foram:
1- Perceber que a aquisição da linguagem é um processo complexo, porém natural;
2- Entender os aspectos envolvidos na aquisição da linguagem: fonético-fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático;
3- Diferenciar as etapas da aquisição da linguagem;
4- Realizar encaminhamentos necessários quando o processo de aquisição de linguagem estiver diferente do esperado para a idade.


Iniciamos a abordagem com o balbucio e terminamos com a maturação neuropsicológica. A equipe pedagógica realizou atividade para vincular o conteúdo teórico com a vivência prática.


Após a atividade, mergulhamos em estudos de casos para fixar o aprendizado e operacionalizar o conhecimento. 
Ao final, todas levaram consigo o documento oficial de Orientações Fonoaudiólogicas sobre Aquisição de Linguagem Oral, com embasamento teórico e revisão bibliográfica, sobre idades e marcos significativos na aquisição da linguagem para que haja o norteamento de futuros encaminhamentos partidos do Ensino Infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário