terça-feira, 10 de maio de 2011

:: Fonoaudiologia no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) ::

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino, amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade apropriada.


Um dos campos de ação do Fonoaudiólogo é a escola, uma vez que nela, o ambiente social, a interação, a linguagem e a comunicação são recursos essenciais para capacitar as pessoas a assumirem responsabilidades e posturas ativas e participativas no sentido da viabilização de ações transformadoras dos sujeitos sobre a realidade, a serviço da vida, da promoção da saúde, da melhoria da qualidade de vida e da construção da cidadania (PENTEADO, 2002).










A ação fonoaudiológica proposta para o EJA tem por objetivo geral revelar a função social do aprendizado, estimulando a aquisição e aperfeiçoamento da linguagem oral e escrita, proporcionando o resgate da auto-estima de comunicadores eficientes e capazes. Desta forma, espera-se que o aprendizado formal seja influenciado positivamente.



A Fonoaudiologia visualiza a Educação de Jovens e Adultos levando em conta a especificidade e a diversidade cultural dos sujeitos, tomando um caminho renovado na área educacional. 

A aprendizagem da leitura e escrita não está apenas ligada ao campo cognitivo, deve acontecer, essencialmente, nos campos sócio-cultural e político, pois o ato de aprender realiza-se no seio da cultura.

O conhecimento resulta de uma motivação dos seres humanos para explicar o mundo e a si mesmos, bem como responder aos desafios que o ambiente propõe. Desde que nascemos somos movidos a explicar, a responder ao que nos é objeto de percepção. A melhor ferramenta para esta interação consigo e com o mundo é a linguagem!

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