quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Artigo Científico - Dificuldades no Desenvolvimento da Lectoescrita: O Papel das Habilidades Metalinguísticas.

Trabalho adaptado de parte da Tese de Doutorado apresentada ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, sob a orientação da Professora Drª. Eda Marconi Custódio.

Dificuldades no Desenvolvimento da Lectoescrita: O Papel das Habilidades Metalingüísticas

Por Sandra Regina Kirchner Guimarães,Universidade Federal do Paraná.

RESUMO: Este estudo investigou a relação entre habilidades metalingüísticas (consciência fonológica e sintática) e desempenho na leitura e na escrita (ortografia) de palavras isoladas.
Foram formados três grupos de sujeitos: 20 crianças com dificuldades em leitura e escrita, cursando 3ª e 4ª séries (grupo 1); 20 crianças da 1ª série, com o mesmo nível de leitura e escrita dos sujeitos do grupo 1 (grupo 2) e 20 crianças da 3ª e 4ª séries, com a mesma idade cronológica dos sujeitos do grupo 1 (grupo 3). 

 
Esperava-se que o grupo 1 apresentasse escores inferiores nas habilidades metalinguísticas, quando comparado aos outros grupos. A hipótese foi confirmada apenas para os escores em consciência fonológica. Em relação à consciência sintática, não se observou diferença significativa entre os grupos 1 e 2, os quais tiveram um desempenho inferior ao do grupo 3. 

Os resultados mostraram que as dificuldades em leitura e escrita estão relacionadas predominantemente com problemas de natureza fonológica.

Para a leitura completa do artigo, clique aqui!