quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Desenvolvimento Intra-Uterino: 04 a 20 semanas!

Mamãe e Papai:


Hoje iniciaremos, aqui no blog, a sequencia de desenvolvimento do Bebê, na vida dentro do útero da Mamãe.

As informações estão bastante simplificadas e resumidas, mas já podemos imaginar muita coisa!

É muito importante que tanto a mamãe quanto o papai entendam como, quando e o que acontece enquanto o filho está sendo gerado.

Ao entender melhor, os pais podem se esforçar para dar as melhores condições físicas e emocionais para o desenvolvimento desta criança.

Desenvolvimento do feto  - 4 a 20 semanas -

4 a 8 semanas
Óvulo e espermatozoide encontram-se:
Aproximadamente ao 14º dia do ciclo menstrual, o óvulo feminino é libertado pelo ovário e dirige-se ao útero através das trompas. Do encontro com o espermatozoide ocorre a fecundação.

O óvulo fecundado transforma-se em embrião:
Entre 6 a 8 dias após a concepção, o óvulo fecundado implanta-se no útero materno e passa a denominar-se embrião. Nesta fase, este é formado por algumas centenas de células que serão precursoras da formação de todos os futuros órgãos.

O inicio de uma vida aquática:
Devidamente acomodado no útero, o embrião começa a desenvolver os sistemas de formação da placenta e do cordão umbilical, que permitem a adaptação à vida aquática dentro do útero, até o momento do nascimento.

Qual é o aspecto do bebê?
Próximo do final do primeiro mês o seu bebê é, na verdade, uma minúscula "sementinha", menor que um grão de arroz, com aproximadamente 5mm. Nas duas semanas começará a formação do tubo neural ( do qual derivam o cérebro e a medula), do coração, do aparelho digestivo, dos olhos e orelhas, dos braços e pernas.

8 a 12 semanas
Começa a formação do corpo:
A partir da 5ª semana de gestação, o embrião apresenta um formato oval, parecendo-se já com a estrutura habitual final. Consegue- se perceber numa extremidade a formação do cérebro e no restante a formação da estrutura corporal e dos membros.

Um coração que bate:
É neste período que o coração do seu bebê começará a bater e começam a ser delineados os olhos, as orelhas, a boca e as fossas nasais. Está-se a formar o saco amniótico (juntamente com o líquido amniótico) que tem como função envolver o feto e protegê-lo durante toda a gravidez.

Os órgãos estão-se a formar:
Começa a formação dos dedos e também a definição da estrutura esquelética, inicialmente com a cartilagem e mais tarde com os ossos.
Inicia-se a formação do aparelho genital e dos órgãos da aparelho digestivo.

Qual o aspecto do bebê?
No final deste período, o feto tem aproximadamente 3cm de comprimento e pesa cerca de 10 gramas, tendo agora um aspecto " mais humano".
De 12 a 16 semanas
Inicia-se a formação das pálpebras:
Entre a 9ª semana e a 10ª a cabeça do feto já está bem delineada, parecendo ainda algo desproporcional em relação ao resto do corpo.
Neste período formam-se as pálpebras que irão proteger os globos oculares.

Um rápido desenvolvimento:
Já se começam a desenvolver outros órgãos. Os sistemas circulatórios e urinários já estão a funcionar, os órgãos genitais já se desenvolveram e o rosto já começa a ser modelado. No final da 10ª a 11ª semana, aparecerem sob a derme as terminações nervosas e o feto já consegue reconhecer os sons maternos de respiração, dos batimentos cardíacos e da voz.

O bebê move as mãos e os pés, e abre a boca:
O bebê começa a fazer os seus primeiros movimentos. Na ponta dos dedos já se visualizam as unhas e começa a movimentar continuamente pés e mãos, abrindo e fechando. Tem também já desenvolvido o reflexo de sucção, engolindo líquidos à sua volta.

Qual é o aspecto do bebê?
Próximo do final do terceiro mês o feto já aumentou de tamanho, medindo entre 6,25 e 7,5 cm e pesando entre 14 a 18 gramas.

De 16 a 20 semanas
Começam a crescer os primeiros cabelos:
Entre a 15ª e a 16ª semana o rosto começa a ficar melhor definido, com a formação da boca. A pele que se vai formando é lisa e transparente, e os primeiros cabelos começam a surgir. Como o bebê engole muito líquido amniótico, por vezes pode ter soluços. Poder-se-á também visualizar o bebê a chupar o polegar.

Ele faz xixi pela primeira vez:
A partir da 14ª semana, todos os órgãos internos do feto estão com as suas estruturas principais já formadas. O fígado começa a funcionar e os rins iniciam a produção de urina, que nesta fase, é muito diluída e formada principalmente por líquido amniótico

Formam-se 100 células nervosas por segundo:
Neste período, a produção de células nervosas começa a aumentar e as estruturas muscular e óssea prosseguem o seu desenvolvimento, fazendo com que o bebê comece a movimentar mais dentro do útero.

Qual é o aspecto do bebê?
Ao final do 4º mês, em média, o bebê mede 10-12 centímetros e o seu peso pode chegar às 220 gramas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário