O setor de Fonoaudiologia, do Departamento Municipal de Educação, promoveu em Setembro mais uma reunião com os pais e/ou responsáveis das crianças que são atendidas terapeuticamente.
A reunião teve por objetivo principal mobilizar os adultos para que entendam sua responsabilidade no desenvolvimento global de seus filho.Os pais de uma criança possuem papel fundamental no desenvolvimento, além de serem os responsáveis pela sustentação no crescimento saudável.
Os pais são especialmente responsáveis em cuidar das necessidades das crianças. Em muitos casos, onde há omissão dos pais em termos de afeto e cuidados biológicos, as crianças podem desenvolver sérios problemas comportamentais e de saúde. Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade para que possam se desenvolver fisica e intelectualmente.
Uma maneira bastante eficiente de colaboração dos pais é organizar a rotina de seus filhos para que possam ter lazer, se alimentar, dormir, estudar e ter tempo em família de forma equilibrada. Rotina se refere aos horários definidos para a realização das diversas atividades que se deve cumprir a cada dia.
A rotina é fundamental, principalmente na vida da criança. Desde o seu nascimento deve-se estabelecer horários determinados, principalmente no que se refere a alimentação, higiene e sono. Na medida em que a criança cresce, suas responsabilidades e atividades também tendem a aumentar. Fica ainda mais necessário o estabelecimento e manutenção da rotina.
As rotinas que se criam, dentro do lar, tem uma influência favorável tanto nos pais como nos filhos, porque lhes proporcionam estabilidade pois, fomental um sentido de coesão e satisfação geral na vida familiar, transmitindo segurança. Estudos demonstram uma relação positiva da rotina com o desenvolvimento escolar e fonoaudiológico das crianças, pois proporcionam ambiente organizado, com regras e limites, bastante estruturado.
A nutricionista, Alexandra Mescolote, contribuiu com a reunião para abordar o tema "Alimentação Infantil", afinal a rotina alimentar da criança é indispensável para a saúde geral.
No início, poderá ser difícil manter a rotina, mas a perseverança por parte dos pais contribuirá para a adaptação e o sucesso.
A participação dos pais nesta reunião foi extraordinária. Agradecemos a todos que estiveram presente.