sexta-feira, 17 de maio de 2013

Distúrbio de Aprendizagem e Dificuldade de Aprendizagem: Existe Diferença?

Autores afirmam que existe diferença!

(FONSECA, 1995; JOHNSON & MYKLEBUST, 1967) 

 


O distúrbio de aprendizagem não deve ser utilizado como sinônimo de dificuldade de aprendizagem, pois o termo "dificuldade" é um termo mais global e abrangente com causas relacionadas ao sujeito que aprende, aos conteúdos pedagógicos, ao professor, aos métodos de ensino e aos ambientes físico e social da escola.

O termo "distúrbio" se refere a um grupo de dificuldades, mais difícil de serem identificadas, mais específicas e pontuais, caracterizadas pela presença de disfunção neurológica, que é responsável pelo insucesso na leitura, na escrita e no cálculo matemático.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dicas para Mães que Educam!

Mãe, mulher capaz de mudar o futuro de uma nação!

Escrito por Danielle Prandini Gazabini.
Imagens retiradas do site Educar para Crescer.

Quando a mãe se dedica a ler diariamente para seu filho, há muito mais do que incentivo à leitura: Aumenta o vínculo afetivo entre mãe e filho.

Este momento prazeroso, influenciará positivamente na relação que a criança estabelecerá com o processo de ensino - aprendizagem.
 
Mas atenção: As crianças observam o comportamento dos adultos, mais do que os próprios adultos imaginam!

Para incentivar o filho a ler, a mãe deve valorizar a leitura também. Criança dá valor ao exemplo, criança aprende com exemplo.


Valorize a escrita de seu filho! Escrever, com lápis (ou caneta) na folha de papel não está fora de moda. A escrita é ferramenta indispensável para o aprendizado.

A mãe pode transformar a casa em um ambiente estimulante, usando bilhetes na rotina da família ou escrevendo, junto com o filho, a lista para as compras no mercado.


A criança precisa de rotina para realizar as tarefas de casa. A mãe pode ajudar na organização do ambiente favorável para isto. Pode, inclusive, dedicar-se diariamente a ler a agenda do filho, pois este costuma ser o canal mais utilizado de comunicação escola - família.

A mãe não precisa saber a matéria que seu filho está estudando, ela não deve ser "a professora caseira". Seu papel na lição de casa é verificar se o filho a está fazendo diariamente, com a responsabilidade e zelo próprios de cada faixa etária.


 Ter a mãe presente na rotina diária de estudos faz com que a criança sinta-se preparada para superar as dificuldades das matérias, para tirar as dúvidas com os professores no dia seguinte.

A criança que faz lição de casa e possui rotina de estudo diário sente-se segura na hora das provas, apresentando melhores resultados.


Uma grande parte das crianças, vez ou outra, pedem para que as mães deixem-nas faltar à escola. Este pedido é comum, a permissão da mãe não deve ser! A ausência do aluno na escola deve estar ligada a impedimentos sérios, como por exemplo, doença.

A mãe pode (e deve) estimular e incentivar a assiduidade da criança. Manter "pulso-firme" é necessário para que se tenha bom resultado no aprendizado.


A assiduidade dos pais na reunião de pais e mestres também é fundamental! A criança deve ser prioridade dentro da dinâmica familiar, o comparecimento neste evento deve existir.

Quando a mãe está presente nas reuniões, as crianças sentem-se seguras. A comunicação entre escola e família favorece o aprendizado. O vínculo entre professor e mãe beneficia a criança.


Toda criança precisa ter momentos diários de conversa em família. A mãe pode aproveitar a hora das refeições ou o trajeto entre a casa e a escola para demonstrar interesse em como foi o dia da criança.

Perguntas simples, como: "O que você aprendeu hoje?" ou "Como foi seu dia" estreitam laços e reforçam a intimidade entre mãe e filho. 



Toda criança carrega, consigo, criatividade e potencialidades. Para estimular, a mãe pode incentivar a curiosidade de seu filho.

Mostrar o mundo, levantar questionamentos e buscar respostas juntos: Isto proporciona à criança momento de crescimento emocional e cognitivo!


A mulher, revestida do poder da maternidade, é capaz de proporcionar ao filho o que há de mais precioso no universo: Amor.

Com amor e por amor, todas as estradas são possíveis...todas as jornadas são vencidas.

Mãe, caminhe junto a seu filho para que ele aprenda a ler, a escrever, a fazer contas e tudo mais que a escola oferece. Sobretudo, caminhe junto a seu filho na estrada da vida...para que ele aprenda a viver!

Em especial, à minha mãe: Muito obrigada por ter dedicado 

sua vida a me ensinar...Te amo!


Parabéns mães, sejam felizes!