quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Projeto: Sacola da Leitura, desenvolvido por alunos do 5º ano A, da EMEF "Cel. Francisco Whitacker".

Este vídeo reproduz a apresentação realizada pelos alunos da escola, dentre eles há dois pacientes de Fonoaudiologia que se sairam extremamente bem.

A todos transmito meus parabéns! A evolução depende do empenho de cada um!

O projeto está inscrito no concurso COC-NAME "Transformando Vidas". 

Vamos assistir:


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Desenvolvimento Intra-Uterino: 36 a 40 semanas!

Desenvolvimento do feto - 36 a 40 semanas

Está mais "gordinho".
O seu bebê está praticamente pronto para nascer. 
Estômago e rins funcionam agora perfeitamente; os pulmões estão totalmente desenvolvidos e prontos para respirar; o intestino já produziu mecónio (substância que será eliminada juntamente com as primeiras fezes); o corpo adquiriu uma boa camada de gordura.

Descansa bastante e prepara-se para o parto:
A pele do bebê já não é rugosa e fina como inicialmente, já se torna macia e delicada. Os cabelos já estão mais compridos. Nesta fase, os progressos mais interessantes ocorrem no desenvolvimento sensorial. A maior parte do tempo o bebê está a dormir e a descansar, como que se preparando para o nascimento.

Qual é o aspecto do bebê?
Finalmente é hora de nascer e o seu bebê está pronto para chegar ao mundo. 
Em média, o peso de um bebê no final da gestação é de aproximadamente 3300 gramas e o comprimento pode variar entre 48 e 52 centímetros.

Desenvolvimento Intra-Uterino: 20 a 36 semanas!

Desenvolvimento do feto - 20 a 28 semanas

20 a 24 semanas
Algo absolutamente novo começa a acontecer!
O seu bebê tem um ciclo de sono e vigília.
Por volta da 20ª semana, através da ecografia, poderá saber qual o sexo do seu bebê, pois, nesta fase já se consegue delinear os órgãos genitais com grande exatidão. Menino ou menina?

O bebê movimenta-se cada vez mais:
A futura mãe começará a sentir de forma cada vez mais intensa os movimentos do bebê. No início, a sensação pode ser comparável aos movimentos das asa de uma borboleta dentro da sua barriga.

A sua pele vai-se definindo:
A pele do bebê forma a chamada "vernix caseosa", uma película de gordura sobre a pele que tem a finalidade de a proteger. Começam a surgir de forma tênue as sobrancelhas, assim como os cabelos - fios finíssimos e brancos.

Qual é o aspeto do bebê?
Neste mês o bebê cresce bastante, podendo aumentar até 25 centímetros e pesar entre 340 a 500 gramas. Neste período o seu corpo já é todo bastante proporcional: cabeça-tronco-membros.

24 a 28 semanas
Está a desenvolver os seus quatro sentidos:
Neste mês, o seu bebê começa a envolver quatro dos seus cinco sentidos: audição, olfato, tato e paladar, A visão será o último dos sentidos a desenvolver-se.
O bebê já reage a estímulos externos, como a luz e a música e também entende os sons físicos produzidos pela própria mãe, como o bater do coração ou os ruídos intestinais.

Começam os socos e pontapés:
Prepara-se! Agora você vai começar a sentir tudo: Pontapés, socos e cotoveladas a farão vibrar de emoção.

Aumentar de peso:
Até agora o seu bebê era magrinho, mas nesta fase começa a acumular os primeiros depósitos de gorduras sob a superfície da pele.

Qual é o aspecto do seu bebê?
Ao completar este mês (sexto mês) o seu bebê terá, aproximadamente, 33 centímetros e cerca de 700 gramas. Provavelmente, já assumirá a chamada posição fetal, com os joelhos próximos da barriga e os braços sobre o peito.

28 a 32 semanas
O seu bebê está a se desenvolver ainda mais...
Nesta fase, o seu bebê já está bem formado. O sistema nervoso a aperfeiçoar-se cada vez mais e o cérebro está a ter um desenvolvimento acelerado. No final do sétimo mês, os pulmões começam a ter maior desenvolvimento e, se por algum motivo, nascesse agora, já teria grandes probabilidades de sobreviver.

Sente e reage:
Durante o sétimo mês, o seu bebê já consegue ter várias reações, como abrir e fechar os olhos e ter maior percepção da luz, distinguir entre o gosto doce e o amargo e responde a certos estímulos com choro.

Qual é o aspecto do bebê?
No final do sétimo mês, o seu bebê terá crescido bastante. Poderá pesar 1 a 1,3 quilos medindo de 37 a 40 centímetros. À medida que cresce vai ocupando mais espaço no útero.

32 a 36 semanas
Visão e audição desenvolvidos:
O ritmo de crescimento do bebê agora é mais rápido e a maioria dos principais órgãos já está a funcionar.Toda a estrutura dos olhos está perfeitamente desenvolvida (a íris apresenta uma coloração azulada).
A audição também já se desenvolveu e consegue reconhecer a voz da mãe e do pai, além de perceber melhor os sons mais graves que os agudos.

Vira-se de cabeça para baixo:
O espaço que o bebê agora ocupa já não é tão folgado, começando a posicionar-se de cabeça para baixo, assumindo uma posição mais confortável que manterá até a hora do nascimento. Por este motivo volta a pressionar, de alguma forma, a bexiga da mãe.

Os pontapés podem ser sentidos com maior frequência:
Os movimentos do bebê são bem mais ativos e conseguirá, inclusive, distinguir com que parte do corpo ocorreu o movimento.Mesmo com um espaço reduzido o bebê consegue dar pontapés, e bastantes!

Qual é o aspecto do bebê?
Ao final do oitavo mês, já bem desenvolvido, o seu bebê terá entre 45 a 47 centímetros e pesará aproximadamente 2250 a 2400 gramas.

Desenvolvimento Intra-Uterino: 04 a 20 semanas!

Mamãe e Papai:


Hoje iniciaremos, aqui no blog, a sequencia de desenvolvimento do Bebê, na vida dentro do útero da Mamãe.

As informações estão bastante simplificadas e resumidas, mas já podemos imaginar muita coisa!

É muito importante que tanto a mamãe quanto o papai entendam como, quando e o que acontece enquanto o filho está sendo gerado.

Ao entender melhor, os pais podem se esforçar para dar as melhores condições físicas e emocionais para o desenvolvimento desta criança.

Desenvolvimento do feto  - 4 a 20 semanas -

4 a 8 semanas
Óvulo e espermatozoide encontram-se:
Aproximadamente ao 14º dia do ciclo menstrual, o óvulo feminino é libertado pelo ovário e dirige-se ao útero através das trompas. Do encontro com o espermatozoide ocorre a fecundação.

O óvulo fecundado transforma-se em embrião:
Entre 6 a 8 dias após a concepção, o óvulo fecundado implanta-se no útero materno e passa a denominar-se embrião. Nesta fase, este é formado por algumas centenas de células que serão precursoras da formação de todos os futuros órgãos.

O inicio de uma vida aquática:
Devidamente acomodado no útero, o embrião começa a desenvolver os sistemas de formação da placenta e do cordão umbilical, que permitem a adaptação à vida aquática dentro do útero, até o momento do nascimento.

Qual é o aspecto do bebê?
Próximo do final do primeiro mês o seu bebê é, na verdade, uma minúscula "sementinha", menor que um grão de arroz, com aproximadamente 5mm. Nas duas semanas começará a formação do tubo neural ( do qual derivam o cérebro e a medula), do coração, do aparelho digestivo, dos olhos e orelhas, dos braços e pernas.

8 a 12 semanas
Começa a formação do corpo:
A partir da 5ª semana de gestação, o embrião apresenta um formato oval, parecendo-se já com a estrutura habitual final. Consegue- se perceber numa extremidade a formação do cérebro e no restante a formação da estrutura corporal e dos membros.

Um coração que bate:
É neste período que o coração do seu bebê começará a bater e começam a ser delineados os olhos, as orelhas, a boca e as fossas nasais. Está-se a formar o saco amniótico (juntamente com o líquido amniótico) que tem como função envolver o feto e protegê-lo durante toda a gravidez.

Os órgãos estão-se a formar:
Começa a formação dos dedos e também a definição da estrutura esquelética, inicialmente com a cartilagem e mais tarde com os ossos.
Inicia-se a formação do aparelho genital e dos órgãos da aparelho digestivo.

Qual o aspecto do bebê?
No final deste período, o feto tem aproximadamente 3cm de comprimento e pesa cerca de 10 gramas, tendo agora um aspecto " mais humano".
De 12 a 16 semanas
Inicia-se a formação das pálpebras:
Entre a 9ª semana e a 10ª a cabeça do feto já está bem delineada, parecendo ainda algo desproporcional em relação ao resto do corpo.
Neste período formam-se as pálpebras que irão proteger os globos oculares.

Um rápido desenvolvimento:
Já se começam a desenvolver outros órgãos. Os sistemas circulatórios e urinários já estão a funcionar, os órgãos genitais já se desenvolveram e o rosto já começa a ser modelado. No final da 10ª a 11ª semana, aparecerem sob a derme as terminações nervosas e o feto já consegue reconhecer os sons maternos de respiração, dos batimentos cardíacos e da voz.

O bebê move as mãos e os pés, e abre a boca:
O bebê começa a fazer os seus primeiros movimentos. Na ponta dos dedos já se visualizam as unhas e começa a movimentar continuamente pés e mãos, abrindo e fechando. Tem também já desenvolvido o reflexo de sucção, engolindo líquidos à sua volta.

Qual é o aspecto do bebê?
Próximo do final do terceiro mês o feto já aumentou de tamanho, medindo entre 6,25 e 7,5 cm e pesando entre 14 a 18 gramas.

De 16 a 20 semanas
Começam a crescer os primeiros cabelos:
Entre a 15ª e a 16ª semana o rosto começa a ficar melhor definido, com a formação da boca. A pele que se vai formando é lisa e transparente, e os primeiros cabelos começam a surgir. Como o bebê engole muito líquido amniótico, por vezes pode ter soluços. Poder-se-á também visualizar o bebê a chupar o polegar.

Ele faz xixi pela primeira vez:
A partir da 14ª semana, todos os órgãos internos do feto estão com as suas estruturas principais já formadas. O fígado começa a funcionar e os rins iniciam a produção de urina, que nesta fase, é muito diluída e formada principalmente por líquido amniótico

Formam-se 100 células nervosas por segundo:
Neste período, a produção de células nervosas começa a aumentar e as estruturas muscular e óssea prosseguem o seu desenvolvimento, fazendo com que o bebê comece a movimentar mais dentro do útero.

Qual é o aspecto do bebê?
Ao final do 4º mês, em média, o bebê mede 10-12 centímetros e o seu peso pode chegar às 220 gramas.
 

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Autismo Infantil: Três pontos a esclarecer!

O tema de hoje é autismo infantil.  

Um assunto que pode gerar muitas dúvidas e angústias.

Fita com desenho de peças coloridas de quebra-cabeças, símbolo do autismo

Por isto é importante esclarecer três pontos:

1. O que é o autismo?     


O autismo infantil é um distúrbio crônico que afeta principalmente três áreas do desenvolvimento da criança: a socialização, a comunicação através da linguagem e o comportamento na execução de várias atividades. Estes sinais aparecem antes dos três anos de idade.

2. Quando suspeitar? Quais são os sinais de alerta?

O diagnóstico de autismo é puramente clínico. Isto quer dizer que não há exames laboratoriais que o comprovem. Por isso, não deve haver banalização do diagnóstico. Só um profissional habilitado é que pode definir se uma criança é ou não portadora de autismo. Seguem abaixo algumas características da criança autista:

- Dificuldade de relacionamento com outras pessoas: a criança autista não olha nos olhos, prefere ficar e brincar sozinha e com frequência busca o isolamento. Não gosta de compartilhar prazer, interesses ou realizações. Não há reciprocidade emocional, isto é, a criança não reage a um apelo emotivo.

- Dificuldade para falar e falta de interesse em se fazer entender por mímica ou linguagem corporal. As crianças que já falam tem dificuldade em manter uma conversa.

- Repetição de padrões nas brincadeiras, isto é, movimentos repetitivos com brinquedos como, por exemplo, formar filas ou ficar rodando os pneus de um carrinho. Gestos constantes e repetitivos de partes do corpo também são observados, como por exemplo, torcer várias vezes os dedos das mãos.

Mais uma vez lembro que o diagnóstico é complexo e deve ser feito preferencialmente por uma equipe de profissionais especializados como psiquiatra, neurologista, fonoaudiólogo, pedagogo e psicólogo. O autismo é um transtorno que tem gradações e pode ser leve, moderado ou grave.

3. O que fazer depois do diagnóstico? Há tratamento com remédios?

Aí é que está. O tratamento com remédios é bastante restrito e algumas medicações são indicadas apenas em situações específicas. O mais importante é orientar a família e estimular a criança, tentando readaptá-la ao meio social. Isto pode parecer fácil, mas não é.

Por isso, quanto antes os sintomas são identificados mais rapidamente as intervenções podem começar e mais eficiente é o tratamento. E o diagnóstico precoce só ocorre quando as pessoas que cuidam das crianças – pais, professores, família, amigos ou médicos, por exemplo - estão atentos e tem conhecimento destes sinais. Conhecimento é um de nossos bens mais preciosos.
Fonte: Dra. Ana Escobar (Pediatra - Formada na Faculdade de Medicina da USP - Consultora do Programa "Bem Estar")