quinta-feira, 14 de julho de 2011

:: Promotoria troca processo por doação de livros no interior de SP ::

Suspeitos de cometerem crimes federais leves em São Carlos (232 km de São Paulo) estão se deparando com uma proposta "inusitada" do Ministério Público Federal: doar livros em vez de responder ao processo. 

O acordo começou a ser proposto há sete meses para casos em que a punição seria inferior a dois anos e para suspeitos sem antecedentes criminais. Se enquadram nessa situação crimes como falso testemunho, contrabando, descaminho e desacato, por exemplo. 

Até agora, três processos já terminaram em acordo, e 80 novos livros chegaram às prateleiras de bibliotecas do município. Um quarto acordo foi fechado na última semana e renderá mais R$ 1.650 em livros, valor que será dividido em dez vezes. 

Segundo o procurador Ronaldo Ruffo Bartolomazi, 34, que desenvolve a parceria com a Secretaria da Educação de São Carlos, o acordo é facultativo e pode ser feito antes do início do processo ou durante o andamento. 

De acordo com a secretária da Educação de São Carlos, Lourdes Moraes, os supostos infratores escolhem os títulos em uma lista elaborada pela pasta.O futuro doador vai à livraria, compra os livros conforme o valor da multa, os leva à secretaria e, se quiser, entrega na biblioteca. 

O projeto de São Carlos foi inspirado em um que existe em Presidente Venceslau desde 2010. O juiz Silas Silva Santos, 34, decidiu aplicar a doação de livros no lugar das cestas básicas em casos de crimes leves --como porte de droga e lesões corporais. De acordo com ele, em um ano, foram doados mil livros a 16 escolas. 

Fonte: Folha de São Paulo

terça-feira, 12 de julho de 2011

:: II Congresso Internacional de Bilinguismo para Surdos - Práticas e Perspectivas ::

Ocorrerá no dia 13 de agosto o II Congresso Internacional Bilinguismo para Surdos – Práticas e Perspectivas. O evento será em Cotia (SP) e terá como público-alvo educadores, tradutores e intérpretes de Libras, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e a comunidade surda. O encontro discutirá temas relacionados à prática educacional para pessoas com deficiência auditiva. As inscrições são pela internet e custam R$ 270.

Dois dias antes (11 e 12 de agosto), acontecem minicursos, uma espécie de preparação para que os participantes estejam mais qualificados para as conferências e mesas redondas programadas para o Congresso.

Entre os temas que serão apresentados no pré-congresso estão: Português para surdos como segunda língua, Linguagem como base para o Letramento de Crianças Surdas e Como ler textos escritos em Sinais. Também fazem parte dessa programação a Interpretação de Língua de Sinais no mundo – Austrália, Reino Unido e Estados Unidos – e o Planejamento de Linguagem na Educação do Surdo.

:: 27º Congresso nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) ::

CFFa marca presença em congresso de secretarias municipais de saúde! A instituição está com estande instalado no Centro de Convenções de Brasília divulgando as ações desenvolvidas.

O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) e os Conselhos Regionais (CREFONOs) estão participando do 27º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Brasília. As instituições estão com um estande instalado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães divulgando as ações desenvolvidas pelo Sistema Conselhos.

A presidente do CFFa, Bianca Queiroga, avalia o evento como um momento político importante para a Fonoaudiologia. “É uma oportunidade de fazer contatos e parcerias não só com órgãos municipais, mas com gestores estaduais e federais”, acredita.

O estande também traz informações de como os fonoaudiólogos podem estar inseridos no contexto das políticas públicas municipais. Além disso, conselheiras do CFFa e dos CREFONOs dão orientações sobre a atuação dos profissionais na saúde do idoso e a lei que obriga a realização do teste da orelhinha em recém-nascidos.

O Conasems começou no último sábado (9) e termina nesta terça-feira (12). O tema que norteará as discussões do evento é Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil e a Ampliação e Qualificação do Acesso do Cidadão ao SUS. O encontro foi aberto pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A expectativa de público é de 3.700 pessoas nos cinco dias.

:: Poemas, poesias...::

Quero ser como criança


Quero ser como criança 
Criança vê tudo no nada.
E não vê nada no tudo
Criança vê movimento 
No que é imóvel
Criança vê pureza no obscuro.
Criança vê emoção
No que não é emocionante... 
E vê mais emoção ainda 
No que é simplesmente emoção. 

Criança não entende o tempo
Mas não briga com ele
Só quer saber quanto tempo
vai levar para crescer.
Para que crescer? 
Ah!Se pudéssemos congelar 
os sentimentos e ações de criança 
dentro de nós a vida inteira! 

Criança não sabe esperar
Quer viver intensamente 
até a última gota do dia.
Criança não vê cor
vê alegria;
Criança não vê sexo
vê parcerias;
Criança não vê fome
sente fome;
Criança não vê nada
Mas vê tudo
em questão de segundos
Percebe o mundo
E se encanta por ele...
Eu queria ser como criança.

Autora: Fernanda Lima

terça-feira, 5 de julho de 2011

:: Eles trocam carreiras promissoras por uma vocação: ensinar ::

Para o engenheiro aeronáutico Lúcio Carlos Signore Júnior, de 23 anos, recém-graduado pela respeitada Universidade de São Paulo (USP), conseguir uma colocação no mercado de trabalho não é tarefa difícil. Antes mesmo de se formar, ele recebeu duas propostas de emprego. Recusou ambas. Optou, então, por uma carreira a que jovens como ele – egressos de cursos concorridos das melhores instituições de ensino superior do país – dificilmente aspiram. Desde janeiro, Lúcio ensina matemática para crianças da oitava e nona séries do ensino fundamental em duas escolas municipais localizadas na favela carioca Cidade de Deus, a mesma que inspirou o filme homônimo. Não se trata de trabalho voluntário. Para conseguir o emprego, Lúcio enfrentou um processo seletivo rigoroso, cuja concorrência chegou a 75 candidatos por vaga, promovido pela organização não-governamental Ensina!.

O programa traz para o Brasil a fórmula bem-sucedida do Teach For America, em atividade há duas décadas nos Estados Unidos e que já se espalhou por vinte países. A proposta é recrutar os melhores estudantes das melhores universidades e treiná-los para lecionar nas piores escolas do ciclo fundamental de seus países por dois anos. "Para que esses jovens abracem a causa, é preciso que descubram o impacto que podem exercer sobre alunos do ensino básico. Nesse sentido, a experiência em sala de aula é insubstituível: graças a ela, eles se sentem inspirados a trabalhar pela mudança, onde quer que estejam, pelo resto de suas vidas", diz a americana Felicia Cuesta, uma das diretoras do Teach For All, rede que integra todos os programas inspirados no Teach For America espalhados pelo mundo.


 Em sala de aula, os jovens professores – tecnicamente chamados de "agentes de reforço" – ensinam português, matemática e ciências. Eles trabalham no contraturno, ou seja, durante a manhã, os alunos assistem ao curso regular e, à tarde, voltam à sala para repassar os ensinamentos com os professores do Ensina!. Antes de entrar na sala de aula, os jovens mestres foram treinados por professores e diretores das instituições de ensino. Com eles, aprenderam técnicas de planejamento de aulas e avaliação de alunos.
 
Há, contudo, quem questiona a adoção do formato por longo prazo. É o caso de Márcia Malavasi, coordenadora do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). "Todo tipo de ajuda é bem-vinda na educação, pois essa é uma área carente de melhorias", diz  "Porém, programas como esse não podem ser uma desculpa para o governo deixar de investir na capacitação de professores concursados e naqueles que ainda estão nos cursos de pedagogia. O Ensina! deve ser suporte e não substituição."

Fonte: Revista Veja

:: Panorama da ONU sobre educação mundial ::

Queridos leitores, 
Encontrei esta matéria, penso ser interessante. Façamos, sempre, a nossa parte para contribuir com o acesso a Educação para nossas crianças!

Fico feliz em trabalhar com a Educação em Anhumas. Nosso prefeito, vereadores e servidores públicos se preocupam constantemente em oferecer Educação de Qualidade na rede municipal.

Compartilho:
"O Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc) divulgou nesta segunda-feira, dia 04 de julho, um triste panorama sobre a educação mundial. 

De acordo com os dados levantados pelo órgão, ao menos 67 milhões de crianças no mundo não têm acesso à educação. Essa realidade é especialmente encontrada em países com taxa de natalidade elevada e alvos de conflitos armados.

A informação consta no relatório "A crise oculta: Conflitos Armados e Educação" (2011) do (Ecosoc), que realiza nesta segunda em Genebra, na Suíça, um encontro anual cujo tema central é a educação.

Durante a sessão inaugural, o presidente da Assembleia Geral da ONU, Joseph Deiss, insistiu na importância da educação para alcançar a felicidade individual e a prosperidade econômica.

Pelo relatório do Ecosoc, entre 1999 e 2008, ao menos 52 milhões de crianças foram matriculadas na educação primária, o que representou aumento de um terço com relação à década anterior. 

A isto soma-se que, nos países menos desenvolvidos, 195 milhões de crianças menores de cinco anos - uma em cada três - sofre de desnutrição, o que causa danos irreversíveis ao desenvolvimento cognitivo.

As crianças não são as únicas afetadas pelos problemas de acesso à educação. De acordo com o relatório, o redor de 796 milhões de pessoas, 17% dos adultos de todo o mundo, são analfabetas, e deste percentual dois terços são mulheres.  

O relatório analisa a maneira na qual as guerras afetam à escolarização das crianças, já que na última década 35 países sofreram com conflitos armados com duração média - nos países mais pobres - de 12 anos.

Nesse período, 28 milhões de crianças - 42% do total - foram obrigadas a abandonar a escola primária por causa dos conflitos, responsáveis pela destruição de escolas e que transformam em muito perigosos os caminhos até as escolas". 
 Fonte: Revista Época


segunda-feira, 4 de julho de 2011

:: Bebê Sarado Mama no Peito ::

O Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia lançou no início de junho a campanha nacional de amamentação Saúde: o seio da questão



O objetivo é divulgar a importância do fonoaudiólogo no aleitamento materno e alertar para os riscos que as chupetas e mamadeiras trazem para a amamentação, respiração, mastigação, dentes e a fala da criança.

A campanha foi idealizada e divulgada no Rio de Janeiro, em 2004, pelo CREFONO 1 e ganha agora adesão nacional. A iniciativa terá mais força durante a Semana Mundial de Amamentação, que ocorre entre 1º e 07 de agosto.

Fonte: Conselho Federal de Fonoaudiologia.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

:: 14ª Conferência Nacional de Saúde ::

Entre os dias 30 de novembro a 04 de dezembro de 2011 ocorrerá a 14ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), que será realizada em 3 (três) etapas: municipal, estadual/distrito federal e nacional e terá como tema central “TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL, POLÍTICA PÚBLICA, PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO”.

 

Segundo o documento orientador da Conferência (disponível em http://conselho.saude.gov.br/14cns/index.html), “Os participantes da 14ª CNS, em todas as suas etapas (municipal, estadual e nacional), além de reiterar a postura e atitude em defesa dos princípios e diretrizes constitucionais do SUS, são também detentores do compromisso e da responsabilidade de promover discussões e realizar debates, buscar melhores alternativas e escolher rumos de superação, inovação e sustentabilidade para o crescimento, consolidação e legitimação das políticas públicas de Seguridade Social”.


É dentro deste contexto, que a efetiva participação dos fonoaudiólogos garantirá o acesso à atenção fonoaudiológica em todos os níveis de complexidade. Clique aqui e conheça algumas sugestões que poderão ser inseridas para discussão nas pré-conferências,  tomando com base o Documento Orientador da 14ª Conferencia Nacional de Saúde.

Em Anhumas, a III Conferência Municipal de Saúde será dia 06/07/2011. O evento iniciará às 12:00 horas e findará às 16:30 horas.

Fonte: Conselho Federal e Regional de Fonoaudiologia