quinta-feira, 26 de maio de 2011

:: Contando a minha história ::

J. C.  trabalhou na construção de sua história e com alegria nos contou como tudo aconteceu...



 

:: Momento de Pesquisas ::

As garotas A.C e G. estão aprendendo a pesquisar em diversos meios de comunicação. 
Nesta oportunidade, pesquisavam sobre a importância de ler e escrever corretamente...

:: Clicks ::

As crianças e seus momentos em terapia fonoaudiológica:

Esta á e M. 

Esta é a G.

Este é o T. 

Este é o D. e o M.

:: Continuação da série do J.N. "Educação, um desafio de qualidade" ::

Abaixo estão os demais vídeos da série exibida no Jornal Nacional, nos dias 10, 11, 12 e 13 de maio deste ano.

Sobre o Ensino Fundamental:


Sobre o Ensino Médio: 


Sobre Exemplos:

Sobre os Professores:

terça-feira, 24 de maio de 2011

:: Confira - Série sobre Educação, Jornal Nacional ::

Postarei os vídeos da série exibida no Jornal Nacional, dias atrás, sobre educação.

Segue o primeiro vídeo:

:: Capacitação em Educação Ambiental - Seminário: Prevenção da Camada de Ozônio ::

A equipe do  Departamento Muncipal de Educação organizou e promoveu, no final de 2010, o seminário "Prevenção da Camada de Ozônio".


Como público alvo desta capacitação, contamos com os professores do Ensino Infantil e Fundamental, bem como funcionários do setor.
O objetivo principal deste evento foi conscientizar sobre a importância de conservar a estabilidade da atmosfera, preservação do ecossistema e cuidados com a nossa saúde.













Contamos com a parceria da Vigilância Sanitária, representada por Glaucia A. Damasceno (Coordenadora de Atividades e Controle de Doenças Epidemiológicas) para questões pertinentes e específicas relativas à ANVISA.

Nossos profissionais realizaram atividades que pudessem vincular teoria e prática, após abrirmos para debates.









 Ao final do seminário, foram distribuidos subsídios para que os educadores consolidassem práticas pedagógicas voltadas à Educação Ambiental.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

:: Formação com Funcionárias da EMEF ::

Esta é a equipe de auxiliares de serviços gerais da EMEF que se dispõe à formação quinzenal sobre "Aspectos de Linguagem e Comunicação" com a Fonoaudióloga que vos escreve.



Em especial, neste encontro, estavamos felizes por nossa parceira Carla que assumiu nesta semana sua convocação e, concursada, passa a desempenhar a função de auxiliar de secretaria. Parabéns pela conquista Carla!

No mais, aproveito o clima e estendo a parabenização a todas as funcionárias desta equipe que se motivaram a buscar crescimento pessoal e profissional. Tenho admiração por estas meninas que estão saindo do "comodismo".

quinta-feira, 12 de maio de 2011

:: Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação ::

A Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, evento organizado em conjunto pelo Comitê de Mobilização local e o Ministério da Educação (MEC).

Reunidos no Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação de Presidente Prudente (Ceforppe), dirigentes educacionais de oito municípios e representantes de diversos segmentos sociais recebem, nos dois dias de evento, orientações a respeito do Plano de Mobilização Social pela Educação e informações sobre a educação no Brasil. 

Como formador, contamos com Professor Sérgio Maia, consultor do Ministério de Educação (MEC). Anhumas enviou como representantes a fonoaudióloga que vos escreve, a nutricionista Alexandra, a coordenadora pedagógica Maria Barbosa e a dirigente municipal Sandra.
 
 
Entre os municípios paulistas representados na capacitação, estavam Araçatuba, Regente Feijó, Caiabu, Taciba, Euclides da Cunha Paulista, Piquerobi.

A programação da Oficina foi direcionada a representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), da Diretoria Regional de Ensino e dos segmentos da Saúde.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

:: Formação com Equipe Pedagógica na EMEI ::

Dias atrás, organizei e ministrei a Formação "Aquisição da Linguagem - Módulo I" para a Equipe Pedagógica do Ensino Infantil.

O os objetivos principais desta Formação foram:
1- Perceber que a aquisição da linguagem é um processo complexo, porém natural;
2- Entender os aspectos envolvidos na aquisição da linguagem: fonético-fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático;
3- Diferenciar as etapas da aquisição da linguagem;
4- Realizar encaminhamentos necessários quando o processo de aquisição de linguagem estiver diferente do esperado para a idade.


Iniciamos a abordagem com o balbucio e terminamos com a maturação neuropsicológica. A equipe pedagógica realizou atividade para vincular o conteúdo teórico com a vivência prática.


Após a atividade, mergulhamos em estudos de casos para fixar o aprendizado e operacionalizar o conhecimento. 
Ao final, todas levaram consigo o documento oficial de Orientações Fonoaudiólogicas sobre Aquisição de Linguagem Oral, com embasamento teórico e revisão bibliográfica, sobre idades e marcos significativos na aquisição da linguagem para que haja o norteamento de futuros encaminhamentos partidos do Ensino Infantil.